Trânsito

Saiba como ficarão as intervenções na Avenida Jerônimo de Albuquerque

Os serviços estão em andamento desde o último sábado (30) e após concluídos vão melhorar o trânsito entre a rotatória da Cohama até o antigo Roque Santeiro, no Bequimão

Reprodução

O trânsito da Avenida Jerônimo de Albuquerque vai ser alvo de mais uma ação de reordenamento viário. As intervenções resultam de parceria público-privada entre Prefeitura de São Luís e Hospital São Domingos e incluem implantação de sistema de sinalização vertical e horizontal. De acordo com o projeto, a avenida será alargada nos dois sentidos e criados dois retornos na própria via. Os serviços estão em andamento desde o último sábado (30) e após concluídos vão melhorar o trânsito entre a rotatória da Cohama até o antigo Roque Santeiro, no Bequimão.

A parceria tem como principal objetivo garantir mais fluidez ao trânsito naquela área e somar às demais ações promovidas na via, segundo destacou o prefeito Edivaldo. “Esta é mais uma importante ação para garantir melhores condições de trafegabilidade na capital e melhorar a qualidade de vida e segurança dos condutores e pedestres.Temos trabalhado nos principais corredores da capital e conseguido melhorar a mobibilidade urbana” pontuou o prefeito.

O secretário municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Canindé Barros, enfatizou que esta é mais uma das diversas obras viárias que a Prefeitura tem promovido na capital. “A Jerônimo de Albuquerque é um dos corredores de transporte mais críticos e com essa intervenção terá significativas melhorias para condutores e pedestres”, afirmou Canindé Barros. “Com a criação dos novos retornos os condutores poderão fazer o contorno sem enfrentar congestionamentos e sem os semáforos parando”, completou o titular da SMTT.

A faixa de pedestre em frente ao Atacadão será retirada e recolocada nas imediações do Hospital São Domingos. A sinalização horizontal permanece com marcações para pessoas com deficiência visual. Já o semáforo será instalado na entrada do Bequimão, nas proximidades do antigo Roque Santeiro.

Canindé Barros reforça que a obra na avenida vai resolver problemas de fluidez do trânsito em pontos cruciais. “Esta é uma intervenção que vai causar grande impacto com a melhor fluidez do tráfego, a solução de engarrafamentos históricos e mais tranquilidade para quem utiliza a via regularmente. Esta avenida é um corredor importante por representar meio de ligação com a Avenida Guajajaras, outro grande corredor da capital”, pontuou Barros.

Parceria 

Por meio da parceria público-privada a Prefeitura também está realizando intervenção no cruzamento da Avenida Guajajaras com Avenida Lourenço Vieira da Silva, com o Pitágoras. Foi realizada também por meio de parceria com a MRV Engenharia, intervenção para melhoria do trânsito nos cruzamento das avenidas São Luís Rei de França com General Arthur Carvalho e Rua Boa Esperança. Esta ação envolve o entorno da Ponte do Pai Inácio, resolvendo o engarrafamento que ficava no cruzamento da Rua Mato Grosso com a Rua Artur Carvalho.

O convênio com a iniciativa privada integra as ações de melhoria no trânsito da capital por meio de parceria com entidades geradoras de tráfego, conforme Lei 4.052, de 13 de março de 2002. Devido à ampliação do empreendimento, que pode culminar em mudanças no trânsito do trecho, a empresa deve promover ações de compensação e neste caso, medidas que venham a contribuir com a mobilidade urbana, explica Canindé Barros.

“Cabe à Prefeitura autorizar as diretrizes do projeto dizendo quais os impactos e definindo a obra a ser realizada”, reiterou o secretário. O termo de cooperação técnica foi assinado pelo prefeito Edivaldo, pelo presidente do Hospital São Domingos, Hélio Mendes, e pelo secretário municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), Canindé Barros.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias