Policiamento

Sistema de Segurança Pública do MA recebe 52 novas viaturas

Em solenidade realizada no Palácio Henrique de La Rocque ontem, o governador Flávio Dino entregou os veículos com a presença dos comandantes da Polícia Militar das cidades contempladas e dos prefeitos

(Foto: Divulgação)

O Sistema de Segurança Pública do Maranhão ganhou o reforço de mais 52 viaturas que reforçarão o policiamento em municípios de todas as regiões do estado. Ontem, em solenidade no Palácio Henrique de La Rocque, o governador Flávio Dino entregou os novos veículos com a presença dos comandantes da Polícia Militar das cidades contempladas e dos prefeitos, e reiterou a política voltada para o fortalecimento do municipalismo. Ao todo, o governo do estado já entregou 620 novas viaturas no Maranhão.

Em seu discurso, o governador Flávio Dino reforçou que essa entrega compõe um conjunto de ações de apoio aos serviços públicos básicos, fundamentais, em cada um dos municípios. “Nós temos vários programas em curso exatamente mostrando o que eu tenho chamado do novo municipalismo. Que não é um municipalismo apenas de papel, apenas cartorial, de papeis assinados que não são cumpridos. Mas um municipalismo efetivo, com resultados”, ressaltou.

O governador enfatizou que a entrega das viaturas faz parte do “maior programa de modernização da Polícia da história do Maranhão”, apesar das enormes dificuldades fiscais que o Brasil atravessa. “Em muitos estados nesse momento não há munições na polícia, equipamentos básicos e coletes. Há viaturas paralisadas por falta de combustíveis. Há, infelizmente, pessoas que ignoram essas realidades objetivas. Mas nós estamos lidando com ela, convivendo, e, graças a Deus, vencendo-as”, enfatizou Flávio Dino.

Segundo o secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, até o final do ano serão mais de 700 viaturas entregues ao sistema de segurança do estado do Maranhão. Para ele, essa iniciativa é importante sob dois aspectos: a entrega do novo carro e o tipo de carro. “Antes aqui no Maranhão se tinha a entrega de carros tipo passeio, pintado de viatura que era um carro que não tem a potência para os serviços de segurança, para os serviços operacionais de policiamento do estado. Então, além de somar mais carros à frota, a qualidade também é dada. São carros com tração 4×4, tipo picape, que comporta o uso por policiais e também a transferência de presos no compartimento apropriado pra isso”, explicou.

Ainda de acordo com o secretário, a aquisição de veículos apropriados representa economia. “Na medida em que você compra um carro pequeno e pinta de viatura, a tendência dele é quebrar logo nas primeiras ações no interior do estado”, completou Portela.

Outro aspecto realçado pelo secretário de Segurança é que essas novas 150 viaturas que serão entregues neste mesmo lote de compras serão todas destinadas para o interior do estado. “Hoje são entregues as 52 primeiras, mas vamos integrar nos próximos dias 150 viaturas para os municípios do estado do Maranhão. Isso aí com certeza é reforçar a atividade de segurança no interior do estado. O governador sempre diz que policial que está no interior tem que ter a mesma condição de trabalho de policial que está na capital. Para que a gente tenha uma ação sistêmica contra o crime”, afirmou Jefferson Portela.

Segundo o presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Cleomar Tema, hoje os municípios são atendidos em todas as áreas nas ações do governo, especialmente educação, saúde e segurança. “O governador Flávio Dino entrega carros novos aos prefeitos de 52 municípios, isso é importante. Além do apoio dos municípios na segurança pública. É uma parceria e isso ajuda a manter a segurança nas cidades”, frisou.

Municípios beneficiados

Receberão viaturas nesta etapa de entrega os municípios de: Alto Alegre do Maranhão, Amarante, Anapurus, Araguanã, Araioses, Arari, Bacuri, Barão de Grajaú, Boa Vista do Gurupi, Bom Jardim, Brejo, Capinzal do Norte, Coelho Neto, Dom Pedro, Esperantinópolis, Formosa da Serra Negra, Fortaleza dos Nogueiras, Gonçalves Dias, Governador Nunes Freire, Joselândia, Lago da Pedra, Lago Verde, Lima Campos, Matinha, Matões do Norte, Miranda do Norte, Montes Altos, Morros, Nova Olinda do Maranhão, Olinda Nova, Palmeirândia, Paraibano, Pedro do Rosário, Pio XII, Poção de Pedras, Presidente Sarney, Santa Helena, Santa Luzia do Paruá, Santa Quitéria, Santo Amaro, Santo Antônio dos Lopes, São Bento, São Domingos do Azeitão, São Luís Gonzaga, São Pedro da Água Branca, São Raimundo das Mangabeiras, Senador La Rocque, Sítio Novo, Turiaçu, Tutoia, Urbano Santos e Vitorino Freire.

MOSTRAR MAIS