Romaria dos Motoqueiros

Polícia apreende três carros, 59 motos e 2 CNHs falsas

A tradicional Romaria dos Motoqueiros, evento que reúne milhares de pessoas durante o Festejo de São José de Ribamar, teve policiamento intensificado; Não foram registrados assaltos e homicídios

Reprodução

A Polícia Militar do Maranhão apreendeu três carros, 59 motos e 59 carteiras de habilitação durante a Operação Romaria dos Motoqueiros que ocorreu durante o evento no último sábado (9). A Romaria dos Motoqueiros é uma tradicional atração que mobiliza milhares de pessoas ao longo da MA-201, partindo da Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro da Cohab em direção ao Santuário de São José de Ribamar, durante o festejo do santo padroeiro do Maranhão.

A Operação Romaria dos Motoqueiros foi coordenada pelo Comando de Policiamento de Área Metropolitano (CPAM) II e contou com a participação de diversas unidades da PMMA como Choque, 6º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Batalhão Tiradentes, 13º BPM que é responsável pelo policiamento da área de São José de Ribamar, além do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV).

Este ano, assim como em 2016, a PMMA não registrou acidentes durante a romaria. No balanço realizado pela polícia, não houveram registros de assaltos e homicídios neste ano, repetindo a estatística dos últimos três anos. Desde a intensificação do patrulhamento do evento no ano de 2013, ocorrências graves com mortes e assassinatos caíram para zero.

Ações educativas

Ações educativas e fiscalização de trânsito também fizeram com que a cooptação de motoristas alcoolizados caísse para zero. As ações começaram ainda durante a tarde de sábado, com blitz em diversos trechos da estrada de Ribamar, com o objetivo de verificar embriaguez e veículos irregulares, já que era recorrente a remoção do cano de descarga das motocicletas participantes da romaria.

O BPRV equipou-se com bafômetros e, em parceria com o Detran, foram removidos três carros e 59 motocicletas que não cumpriam as normas previstas pelo Código Brasileiro de Trânsito, além de apreensão de dois condutores que dirigiam com Carteira Nacional de Hbilitação (CNH) falsificadas. Já observação de assaltos e pessoas portando armas de fogo ficou por conta das demais unidades responsáveis pelo policiamento em São José de Ribamar, além do Batalhão Tiradentes e Batalhão de Choque.

O comandante do BPRV, major Wallace explicou que desde 2014 a unidade vem desenvolvendo ações que buscam o bom andamento da Romaria dos Motoqueiros, tanto para proteção dos participantes como da população que mora às margens da rodovia.

“Mais uma vez a operação foi um sucesso, pois não houve registro de acidentes e, por consequência, conseguimos preservar a vida. Nossa intenção não é impedir qualquer tradição ou evento e sim garantir que a Lei 9.503 [Código de Trânsito Brasileiro] e seus princípios sejam respeitados”, informou o comandante do BPRV.

Nos últimos dois anos não houve registro de acidentes durante a realização da Romaria dos Motoqueiros. O último acidente com vítima fatal ocorreu no ano de 2015. Desde então, a polícia tem reforçado ações de segurança durante o evento, incluindo a observação à Lei Seca para impedir a condução de veículos por motoristas alcoolizados.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias