SÃO LUÍS

Pistas são liberadas e trânsito flui melhor na Cohab após obras

Intervenções alargaram vias nos dois sentidos e retiraram canteiros centrais, além de criar um novo retorno. Foram retirados três cruzamentos semafóricos ao longo da avenida

Reprodução

Com mais de 95% dos trabalhos concluídos, as intervenções realizadas pela Prefeitura de São Luís para alteração do traçado geométrico em trecho da Avenida Jerônimo de Albuquerque, próximo ao viaduto da Cohab, melhoraram o trânsito. Há menos engarrafamentos e maior fluidez.

A obra está na fase de colocação da sinalização vertical, horizontal e indicativa, mas já está com as novas pistas liberadas para a circulação dos veículos. Os serviços no local são executados pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), por meio de parceria público-privada celebrada com o Grupo Pitágoras e seguem a orientação da política de modernização da malha viária da capital.

“É um trabalho que a gestão do prefeito Edivaldo vem realizando em diversas vias de fluxo intenso na capital e que tem melhorado o tráfego nestes locais, tanto para condutores, quanto para pedestres. São intervenções importantes que vêm contribuindo sobremaneira para a melhoria da mobilidade urbana na capital, reordenamento do tráfego nos principais corredores da cidade, redução dos engarrafamentos e propiciando o bem-estar de motoristas e pedestres”, frisou secretário de Trânsito e Transporte (SMTT), Canindé Barros.

As intervenções realizadas no trecho da Cohab promoveram o alargamento da via nos dois sentidos e a retirada dos canteiros centrais. A ação criou na área um novo retorno, geometricamente capaz de evitar congestionamentos, já que as novas pistas são usadas por quem precisa fazer o retorno. Os semáforos também foram retirados.

DINAMISMO
Canindé Barros, destacou que essa era a proposta da intervenção: propiciar mais dinamismo ao fluxo de veículos no trecho, exatamente em um dos pontos da via que mais apresentava congestionamentos. Além desses benefícios, a alteração desobstruiu o tráfego em um cruzamento semafórico próximo ao supermercado Mateus.

O secretÁrio explicou ainda que avenida foi ampliada no sentido Cohab/Centro, dos dois lados, com a retirada dos canteiros centrais, cujo trecho passou a servir de retorno no sentido da esquerda (Centro/bairro e bairro/Centro). Foram retirados os três cruzamentos semafóricos ao longo da avenida – em frente ao supermercado, outro próximo à escola municipal e um terceiro após a escola, onde será implantado um novo semáforo.

Substituindo essas sinalizações, a Prefeitura vai implantar uma faixa de pedestre nas imediações do supermercado. A mudança vai melhorar a mobilidade e garantir mais segurança às pessoas portadoras de deficiência e aos pedestres em geral.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias