Mesa posta: sugestões de montagens para várias ocasiões

As combinações foram pensadas para o café, almoço, lanche e jantar

Reprodução

Esse é um tema que de cara pode parecer complicado, mas acredite, é mais simples do que se possa imaginar. Não é preciso ser expert para montar a mesa ideal, porém, para quem ainda está começando a se interessar sobre o assunto, é interessante ter dicas de quem entende para começar a preparar a própria mesa. Afinal, receber bem e decorar para ocasiões especiais, é sempre gratificante.
A consultora de mesa posta, Thaise Jansen, compartilha sugestões de composições que são válidas para vários momentos do dia.
Para o café da manhã
Para a mesa do café da manhã a combinação é leve, cores claras geralmente predominam, mas nada impede de ousar na hora de servir.  Os talheres devem seguir a mesma  regra básica, que já mostramos em uma reportagem sobre o tema e dependendo do tamanho da mesa, o ideal de acordo com Thaise é deixar o guardanapo do lado esquerdo e o copo do lado direito, em cima do jogo americano.
“Nessa composição para o café, devemos sempre utilizar o jogo americano e não o sousplat de 33 cm, porque ele é redondo e menor, na composição do prato a extremidade pode ficar muito pequena e apertada. Agora, se for o sousplat redondo com média de 35 cm a 38 cm, já é aconselhável”, explica.

Combinação para o almoço
Sem medo de errar! O horário permite uma variação maior de cores, como o verde e rosa, ambos usados na sugestão feita pela especialista no assunto. Outro detalhe, o prato de entrada ou sobremesa, pode ficar em cima do principal.
“Usei novamente o jogo americano e a harmonia das cores um pouco mais alegres, como o verde e rosa. A mesa está sem o porta guardanapo, porque é possível dobrá-lo em uma posição que já fica legal e por isso o item foi excluído. Escolhi o prato raso e em cima dele coloquei o de sobremesa ou entrada.  Uma taça para o almoço ajuda a dar uma arrumada a mais na mesa. Nessa composição, é possível usar  o sousplat redondo em cima do jogo americano, sem problemas, mas depende muito do gosto de cada pessoa”.
Ela acrescenta ainda, é possível deixar a mesa colorida, sem medo ousar nas cores das louças. “Num almoço em uma regra geral, a gente vê que as pessoas gostam de cores vivas, alegres,  com flores, as cores amarela ou vermelha. A  tendência é essa, usar louças coloridas no almoço e no jantar algo mais delicado”, pontua Thaise.

(Foto: Karlos Geromy/ O Imparcial)

Lanche da tarde
Nesse tipo de montagem não é necessário encher a mesa de louças. O indicado é deixar o ambiente mais a vontade e colocar o que realmente vai usar. O prato do bolo, por exemplo, pode ser o mesmo do pãozinho.
“Para a composição nesse caso eu usei um tom mais o amadeirado, pensando em ambientes como varanda e jardim. Com um toque rústico, a louça aparece bastante e o marrom destaca. A caneca foi usada no lugar a xícara e é ideal para a pessoa tomar um iogurte, chocolate ou café. Se não for servido nada quente a caneca pode ser trocada por um copo ou taça, mas sempre seguindo a regra da etiqueta básica”.
(Foto: Karlos Geromy/ O Imparcial)

 Mesa para o jantar
Geralmente pensada para momentos especiais a mesa do jantar, assim como as demais, não tem mistério e pode ser mais simples do que se imagina. O prato branco e o talher prata nunca são demais e podem dar um ar de elegância, junto com outros itens que compõe a mesa.
“No jantar a proposta foi sofisticada, porque é quando a gente vai receber os amigos, ou preparar um jantar especial para dois. Eu usei o trilho de mesa que ficou no lugar do jogo americano, a composição pode ter um sousplat que deixa a mesa mais pomposa.   O trilho, sousplat, prato raso, o guardanapo em cima do prato, talheres de prata e a taça de cristal, formam uma composição simples e elegante”.
Nessa ocasião,  é preciso ter atenção com a quantidade de taças e a posição delas na mesa. “ As taças  ficam sempre ao lado direito, na direção  da faca. A primeira taça é da água, ao lado dela descendo, está a  taça de vinho e a de champanhe fica atrás, juntas elas formam um triangulo”.
 
(Foto: Karlos Geromy/ O Imparcial)

 

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias