Arte e cultura

Inscrições abertas para o edital Rumos Itaú Cultural

Este que é um dos primeiros editais públicos do Brasil para a produção e a difusão de trabalhos de artistas, produtores e pesquisadores brasileiros; Equipe do Itaú Cultural chega ao Maranhão para realizar a Caminhada Rumos em São Luís

Valéria Toloi (foto) e Edson Natale, gerentes do núcleo de Música do Instituto Itaú Cultural, integram a equipe da Caminhada Rumos. Foto: Divulgação/ Itaú Cultural

As inscrições para o Rumos 2017-2018 já estão abertas e, como é tradição, equipes do Itaú Cultural começam as suas caminhadas por todas as capitais do país para explicar como funciona o edital e esclarecer dúvidas. A dinâmica já passou por Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), e Campo Grande (MS) – estas três cidades estão entre as 10 que têm menos adesões ao programa e para as quais a ação foi ampliada e diferenciada para ouvir os agentes da cena cultural local e identificar as suas potências, dificuldades, melhorias e necessidades.

Segunda-feira (18), das 18h30 às 20h30, o Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, recebe uma equipe do Itaú Cultural para realizar a Caminhada Rumos. A proposta do grupo formado pelos gerentes do instituto Edson Natale, do núcleo de Música, e Valéria Toloi, de Educação e Relacionamento, é apresentar o edital aos artistas, pensadores, pesquisadores, gestores da cidade e interessados no assunto, esclarecer dúvidas e também trocar informações sobre a cena cultural local. O Rumos é há 20 anos um dos primeiros editais públicos do Brasil e o instituto completa três décadas de fomento à produção e à difusão de trabalhos de artistas, produtores e pesquisadores brasileiros.

A instituição abriu no dia 29 de agosto as inscrições para a edição Rumos Itaú Cultural 2017-2018, que devem ser efetuadas exclusivamente pelo site rumositaucultural.org.br até as 23h59 de 3 de novembro – horário de Brasília. Para explicar como funciona, uma equipe do Itaú Cultural percorrerá todas as regiões do Brasil na já tradicional Caminhada Rumos, até o dia 26 de outubro, passando pelas 27 capitais de modo a abranger todos os estados e regiões do Brasil. A atividade já passou por Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Campo Grande (MS) e agora chega a São Luís (MA). Em todas as cidades, os encontros contam com interpretação em Libras, a Língua Brasileira de Sinais.

Sobre o Rumos Itaú Cultural

O Itaú Cultural mantém o programa Rumos desde 1997. Este que é um dos primeiros editais públicos do Brasil para a produção e a difusão de trabalhos de artistas, produtores e pesquisadores brasileiros, já ultrapassou os 52 mil projetos inscritos vindos de todos os estados do país e do exterior. Destes, foram contempladas mais de 1,3 mil propostas nas cinco regiões brasileiras, que receberam o apoio do instituto para o desenvolvimento dos projetos selecionados nas mais diversas áreas de expressão ou de pesquisa. Os trabalhos resultantes da seleção de todas as edições foram vistos por mais de 6 milhões de pessoas em todo o país. Além disso, mais de mil emissoras de rádio e televisão parceiras divulgaram os trabalhos selecionados.

Nesta edição de 2017-2018, os projetos inscritos serão examinados, em uma primeira fase seletiva, por uma comissão composta por 40 avaliadores contratados pelo instituto entre as mais diversas áreas de atuação e regiões do país. Em seguida, passarão por um profundo processo de avaliação e análise por uma Comissão de Seleção multidisciplinar, formada por 22 profissionais que se inter-relacionam com a cultura brasileira, incluindo gestores da própria instituição.

SERVIÇO

O quê? Caminhada Rumos em São Luís
Onde? No Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, Cine Praia Grande, Rampa do Comércio, 200 – Centro Histórico
Quando? 18 de setembro, segunda-feira, das 18h30 às 20h30
Quanto? Entrada gratuita
Informações: Fone (98) 3218 9930/ 3218 9931 // e-mail: cccof@sectur.ma.gov.br

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias