Cultura Maranhanse

Forte de Santo Antônio recebe exposição com embarcações

Após passar por reforma, o novo ponto turístico da capital recebeu o museu de embarcações tipicamente maranhenses. As visitas podem ser feitas de terças à sexta das 10 às 20 h e, aos domingos, das 10 às 19 h

(Foto: Divulgação)

Após passar por reforma, o Forte de Santo Antônio é o mais novo ponto turístico da capital maranhense. Quem visita São Luís encontrará no local, o museu das embarcações, que retrata em tamanho real, 18 tipos de barcos que são usados no Maranhão.

O projeto de criar maquetes em escala original para a exposição, que ficará instalada permanentemente no Forte de Santo Antônio, foi idealizado por Luís Phelipe Andrés, as peças em exposição são fruto do trabalho realizado pelo Estaleiro Escola.

O trabalho de confecção das embarcações expostas no museu foi feito por mestres carpinteiros que compõem o curso de modelismo naval do Estaleiro Escola. A instituição foi criada em 2006 como desdobramento da publicação de um livro que aborda a história e riqueza da construção das embarcações típicas do Maranhão.

“Os modelos foram feitos nas oficinas do Estaleiro, os textos dos painéis são do meu livro, as imagens, desenhos são do Edson Fougasse. Este museu é uma homenagem aos mestres carpinteiros navais, a esses homens que vêm transmitindo esse conhecimento de geração em geração”, afirmou Luís Phelipe.

O grande diferencial dos barcos feitos em nosso estado reside na originalidade de suas formas. Para conhecer de perto a exposição, basta ir ao Forte de Santo Antônio, localizado na Ponta d’Areia. As visitas podem ser feitas de terças à sexta das 10 às 20 h e, aos domingos, das 10 às 19 h.

 

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias