São Luís 405 anos

‘Festival Xadrez na Escola’ reúne centenas de alunos em São Luís

A ação faz parte do projeto ‘Xadrez nas Escolas’, parceria do Governo do Estado com o bicampeão mundial e mestre enxadrista maranhense, Rafael Leitão

Atividade esportiva de xadrez integra comunidade escolar e desenvolve concentração e raciocínio lógico

Atividade esportiva de xadrez integra comunidade escolar e desenvolve concentração e raciocínio lógico

Alunos de nove escolas da rede pública de ensino participaram, na tarde deste sábado (02), do ‘Festival Xadrez na Escola’, realizado no colégio Cintra, no Anil, e que integrou as atividades de comemoração dos 405 anos de São Luís. O governador Flávio Dino participou da atividade, que faz parte do projeto ‘Xadrez nas Escolas’, parceria do Governo do Estado com o bicampeão mundial e mestre enxadrista maranhense, Rafael Leitão.

A inédita iniciativa desenvolvida nas instituições de ensino públicas de São Luís visa fortalecer o esporte educacional nas escolas e estimular o aprendizado dos alunos. Este ano, mais de 1,3 mil estudantes e 25 professores participam da ação. O ‘Festival Xadrez nas Escolas’ reuniu representantes de todas as unidades de ensino, o governador Flávio Dino e o mestre enxadrista Rafael Leitão em uma grande confraternização pelo sucesso obtido no primeiro ano do projeto.

Para Flávio Dino, uma escola para ser verdadeiramente digna tem que possibilitar múltiplas atividades para despertar a imaginação, criatividade e formação integral dos alunos. “Grandes países do mundo que se desenvolveram a partir do incentivo dessas atividades complementares”, pontuou.Segundo ele, é esse modelo inovador que o Governo do Estado está implantando no Maranhão, “partindo infelizmente de um patamar muito atrasado em razão do abandono de décadas existentes nessa área”, mas com muito empenho recuperando o tempo perdido, mediante a implantação de projetos de melhoria da infraestrutura das escolas, escolas de tempo integral, programas complementares como o ‘Xadrez nas Escolas’, “que desperta a concentração, os estudos, a disciplina, que são tão importantes para uma boa formação educacional dos alunos. E eu estou vendo aqui o resultado bastante bom”.

Durante o Festival, o governador Flávio Dino aproveitou para jogar uma partida contra Marcos Vinícius, estudando do 9º ano do colégio Sagarana II. Feliz pela partida, o aluno disse que teve uma oportunidade de desenvolver a jogabilidade com uma pessoa mais experiente.Sobre o ‘Xadrez nas Escolas’, ele disse que é uma experiência maravilhosa porque dá oportunidade para o desenvolvimento do raciocínio lógico e ajuda no rendimento escolar. “Eu falo isso por experiência própria. Durante a participação nesse projeto eu até tive mais bons sucessos. As notas melhoraram”, relatou Marcos Vinícius.

O Festival marcou também uma série de premiações simbólicas às escolas e aos alunos participantes do projeto. O governador Flávio Dino, o mestre enxadrista Rafael Leitão e o secretário de Educação (Seduc), Felipe Camarão, entregaram troféus às instituições pela participação exitosa no ‘Xadrez nas Escolas’.José Clarino Coelho neto, diretor do Colégio Militar 2 de julho, classificou o projeto como importantíssimo. “Nossa escola precisava dessa modalidade esportiva que é o xadrez. É primordial para esses alunos, traz a concentração, o raciocínio logico. Alguns já mudaram até o comportamento tanto na escola como em casa, com reconhecimento até dos próprios pais, eles reconhecem que já teve melhora. Dentro da parte disciplinar como na parte dos valores também”, realçou o professor.

Além do Cintra e do Colégio Militar 2 de Julho, as demais escolas que integram o projeto este ano são os Centros de Ensino Rio Grande do Norte e Sagarana II; as Unidades Integradas Barbosa de Godóis, Jackson Lago, Maria Firmina dos Reis e Mato Grosso; e o Núcleo de Altas Habilidades e Superdotação.

A meta para 2018 é ampliar para 100 o número de escolas participantes em todo o estado. O projeto, desenvolvido pela Seduc,em parceria com o enxadrista Rafael Leitão, foi implantado no começo deste ano para atender 10 escolas de São Luís.

Para Rafael Leitão, que coordena a ação, a tendência é que o projeto se fortaleça ainda mais o esporte e a educação, com processo de interiorização. “Este projeto teve uma receptividade incrível, a gente fez esse piloto este ano e os professores abraçaram a ideia e os alunos ficaram empolgados. Agora estamos planejando uma grande expansão para o ano que vem e a nossa ideia é colocar em 100 escolas em todo o Maranhão e fazer do estado um exemplo em todo o Brasil, dando essa oportunidade para crianças aprenderem”, relatou.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias