60ª Exposição agropecuária do maranhão

Expoema tem novidades e promete programação com foco no conhecimento

Dos dias 14 a 21 de outubro o evento estará de portas abertas para criadores maranhenses e visitantes. Esta edição trabalha com o tripé “Conhecimento, Comercialização/negócios e Entretenimento”

(Foto: Reprodução)

Após um ano sem ser realizada, a Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema) volta às suas atividades trazendo novidades em sua programação. Além das já tradicionais atrações musicais, a edição 2017 do evento está com atenções voltadas ao conhecimento. O objetivo é fornecer capacitação aos criadores que participarem dos oito dias de exposição agropecuária.

Em reunião realizada na tarde dessa segunda-feira (11), órgãos responsáveis pela realização do evento discutiram detalhes sobre como tudo deve acontecer. O Parque Independência, que é o local onde a  Expoema é realizada, continua passando por adequações para receber a feira, no próximo mês. “Os preparativos para a Expoema 2017 estão a todo vapor. O parque está sendo devidamente reformado e estamos conseguindo apronta-lo antes mesmo do prazo estipulado”, disse Ivaldeci Mendonça, presidente da Associação dos Criadores do Estado do Maranhão, Ascem.

Ivaldeci Mendonça conta que há grandes expectativas em relação à nova roupagem que a edição 2017 traz. “Todos estão acreditando nesta nova modelagem da Expoema, estamos quebrando paradigmas. É uma Expoema nova, que vai priorizar o tripé Conhecimento, Comercialização/negócios e Entretenimento”, afirmou.

O presidente da Ascem também diz que o cenário agropecuário nacional impulsiona um movimento que converge para a produção de conhecimento e demanda dos criadores maior capacitação para lidar com o mercado, e essa é a proposta da Expoema 2017. “O ideal é fazer uma exposição agropecuária com foco no conhecimento, ou seja, o criador quer aprender, ele é sedento por conhecimento e a exposição é uma vitrine deste conhecimento e de uma boa comercialização”, disse.

Quanto à participação de outros estados, o que se espera é que criadores de todo o Brasil venham à São Luís durante os dias de evento. Vizinhos do Maranhão, criadores do Piauí pretendem estar em peso na exposição.

“A procura e o compromisso dos criadores de vim participar da Expoema é muito grande. Não só criadores do estado, mas criadores de outros estados, a exemplo, o estado do Píauí, que vem em peso. Havia uma outra exposição, do Rio Grande do Norte, uma semana antes da nossa então não tinha como descer pro Rio Grande do Norte e subir para o Maranhão em razão das datas, mas eles assumiram o compromisso de vir para o Maranhão”, contou o Ivaldeci.

Edjahilson Souza, subsecretário da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca, Sagrima, afirma que o apoio governamental tem contribuído para que a Expoema 2017 seja realizada com sucesso. “Assim como o governo apoiou todas as outras feiras do interior do estado, não pode ficar indiferente, pelo contrário, sabemos do potencial do produtor de nossa região. Nós vamos fazer uma grande festa!”, pontuou.

O calendário de shows da Expoema 2017 ainda não foi divulgado.

MOSTRAR MAIS