Educação

Cursos da UFMA recebem nota máxima no ENADE

Os resultados são referentes à edição de 2016 do exame. No total, foram avaliados nove cursos da Universidade Federal do Maranhão

Universidade Federal do Maranhão

Universidade Federal do Maranhão, UFMA (foto: reprodução)

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), instrumento utilizado pelo MEC para avaliar a qualidade dos cursos de graduação do país, conferiram a dois cursos da Universidade Federal do Maranhão a nota máxima. Enfermagem e Serviço Social, ambos alocados no campus São Luís, receberam cinco estrelas.

Ainda de acordo com a avaliação, outros quatro cursos da Universidade atingiram a marca quatro: Enfermagem, do campus de Imperatriz, e Farmácia, Nutrição e Odontologia, do campus de São Luís.

Também participaram do exame os cursos de bacharelado em Agronomia e Zootecnia, de Chapadinha, e Medicina, de São Luís, que receberam três estrelas.

Enade

Previsto na lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, o exame é realizado pelo Inep, sob a orientação da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) e conta com o apoio técnico de comissões assessoras. É realizado para aferir o desempenho dos estudantes em relação a conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso. As áreas de avaliação do Enade, relacionadas às grandes áreas de conhecimentos do ciclo avaliativo, são definidas, anualmente, em Portaria específica do Ministério da Educação.

O exame é composto de 40 questões, divididas em duas partes: Formação Geral – FG e Componente Específico – CE. A primeira tem dez questões, sendo oito de múltipla escolha e duas discursivas, que Contempla temas como sociodiversidade, biodiversidade, globalização, cidadania e problemas contemporâneos. Essas perguntas equivalem a 25% da nota da prova. A segunda visa aferir as competências, habilidades e o domínio de conhecimentos necessários para o exercício da profissão e é composta por 30 questões, sendo 27 questões de múltipla escolha e três discursivas, o que equivale a 75% da nota da prova.

Nessa edição do exame, o total de estudantes concluintes inscritos totalizou 216.064. Foram ao todo, 4.300 cursos ligados a 997 Instituições de Ensino Superior (IES).

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias