Praça Benedito Leite

Confira as atrações da Feirinha São Luís deste domingo

Além da programação cultural, a feirinha conta com a comercialização de produtos orgânicos, artesanato, artes plásticas, livros e diversas opções gastronômicas

Reprodução

A Banda da Feirinha, cacuriá Filhas Herdeiras, grupo instrumental Combo 363, Boi da Lua e os cantores Anastácia Lia e Albert Abrantes são as atrações culturais da edição deste domingo (17) da Feirinha São Luís, promovida pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), que ocorre na Praça Bendito Leite das 7h às 15h. Além das atrações culturais, o espaço tem ainda promove a comercialização de produtos agroecológicos, artesanato, artes plásticas, literárias e opções gastronômicas variadas. A Feirinha São Luís tornou-se o novo ponto de encontro dominical de amigos e familiares, que podem aproveitar o domingo ao ar livre, com segurança e muita diversão.

Nessa edição quem começa animando o público é a Banda da Feirinha, anfitriã do projeto; às 9h, entra o Cacuriá Filhas Herdeiras. Seguindo a programação, às 10h é a vez do grupo instrumental Combo 363. Às 11h, o sotaque de orquestra do Boi da Lua contagia a praça. Meio dia a música popular maranhense será enaltecida na voz da cantora Anastácia Lia. Quem encerra a programação é o cantor Albert Abrantes, que começa o show às 13h e só termina às 15h.

Sendo realizado desde junho, a Feirinha São Luís tem o objetivo principal de divulgar e comercializar a produção agrícola familiar da capital, unindo também as artes plásticas, artesanato, cultura, gastronomia e literatura. “Mais uma edição pensada carinhosamente para o público que tem comparecido fielmente à Feirinha São Luís, que tem como principal bandeira o fortalecimento da agricultura familiar, que visa dar oportunidade ao produtor agrícola familiar da capital de ter mais um espaço de comercialização dos seus produtos”, destacou o titular da Semapa, Ivaldo Rodrigues.

Nessa edição quem comanda a Barraca do Chef – um dos destaques da Feirinha São Luís e que traz a cada evento um convidado com a proposta de apresentar um cardápio personalizado – é a chef Suely Almeida, do projeto Rio Conexão São Luís. Ela participou do programa “Cozinheiros em Ação”, do Canal GNT.

A policial militar, Lívia Fiquene, aproveitou a folga para conhecer a Feirinha na última edição e pretende voltar sempre. “É tanta coisa boa, que fica difícil escolher por onde começar, além das opções da agricultura, para abastecer a cesta de alimentos em casa, tem ainda muita comida boa e barata. A gente vai se entretendo com a programação cultural, quando vê já quer comer de novo. Agora quero vir todo domingo”, disse Lívia Fiquene.

PROJETO

Integram a Feirinha São Luís 11 polos agrícolas da grande Ilha, que comercializam produtos diversos a preços competitivos, distribuídos em mais de 80 pontos de comércio, movimentando o turismo na capital. A Feirinha conta com 29 barracas para produtos agrícolas, 25 para artesanato, 14 de alimentação e 11 food trucks.

A iniciativa tem apoio do Governo do Estado, Citelum, reunindo órgãos municipais, Banco do Nordeste, Supermercados Mateus, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e Associação Comercial do Maranhão (ACM). Apoiam ainda o evento, o Senac, a Academia Maranhense de Letras, e a Arquidiocese de São Luís.

MOSTRAR MAIS