MARANHÃO

Coleta de dados para o Censo Agropecuário começa em outubro

Pesquisa será realizada entre outubro deste ano e fevereiro de 2018. Objetivo é conhecer as características e a produção de todos os estabelecimentos agropecuários do território brasileiro

(Foto: Divulgação/ Reprodução)

No próximo mês começa no Maranhão e nos outros estados brasileiros a coleta de dados para o Censo Agropecuário 2017, pesquisa essa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Trata-se do principal e mais completo levantamento de dados sobre a produção agropecuária, florestal e aquícola de todo o país.

O estudo, que começa a partir do dia 1° de outubro, será realizado em todos os 217 municípios maranhenses e terminará em fevereiro de 2018, que é o período de coleta das informações. Para facilitar os trabalhos, o Maranhão foi dividido em 39 subáreas, nas quais existem 51 postos de coletas, onde os 921 recenseadores trabalharão para o levantamento dos dados.

Esse quantitativo faz parte dos 1.223 profissionais que estão sendo contratados temporariamente para atuar durante os trabalhados do Censo Agropecuário 2017, entre recenseadores (921), agentes censitários de informática (6); agentes censitários administrativos (15); analistas censitários (5); agentes censitários regionais (20); agentes censitários municipais (51); e agentes censitários supervisores (205).

Metodologia

O Censo Agropecuário pretende investigar informações em cerca de 5,3 milhões de estabelecimentos agropecuários em todos os municípios brasileiros, levantando informações sobre agricultura; extração vegetal; silvicultura; criação de animais de grande, médio e pequeno porte; aquicultura; criação de abelhas; criação de bicho-da-seda; beneficiamento e transformação de produtos agropecuários; entre outras informações do setor rural.

Os dados serão coletados através de preenchimento de questionário eletrônico por meio do Dispositivo Móvel de Coleta (DMC). Os equipamentos mais modernos foram adquiridos para as atividades do censo e, após o término da pesquisa, serão utilizados para outros trabalhos de recenseamento.

Pretende-se obter informações sobre o total de estabelecimentos e o que produzem; a utilização de pessoal e mão de obra; caracterização do produtor; distribuição e uso de terras, entre outros dados do setor, referidos ao período de 1° de outubro de 2016 a 30 de setembro de 2017 para o Brasil, grandes regiões, unidades da federação, mesorregiões, microrregiões e municípios. A divulgação dos resultados preliminares está prevista para 2018.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias