LITERATURA

2ª Flaema acontece até o dia 17 de setembro

Como parte da programação do aniversário de 405 anos de São Luís, está acontecendo na Ilha a 2ª Flaema, no São Luís Shopping, até o dia 17 de setembro

Reprodução

A enorme quantidade de intelectuais e escritores que fizeram parte do contexto histórico cultural na literatura maranhense fez com que São Luís ficasse conhecida nacionalmente como a Atenas Brasileira. Berço de grandes poetas e escritores, como Gonçalves Dias, João Lisboa, Cândido Mendes, Odorico Mendes, Sousândrade, Humberto de Campos e outros, foram os grandes responsáveis pela fomentação da prosa e da produção jornalística no século XIX. Ainda na transição para o século XX, um outro grupo de intelectuais maranhenses destacou-se na vida cultural brasileira. Entre eles, podemos citar nomes como os de Adelino Fontoura, Teófilo Dias, Raimundo Corrêa, Aluízio de Azevedo, Artur Azevedo, Coelho Neto, Graça Aranha, Teixeira Mendes, Nina Rodrigues, que também contribuíram com o cenário literário da cidade.

Em homenagem ao aniversário de 405 de São Luís, está acontecendo, até o próximo dia 17 de setembro, a segunda Feira do Livro do Autor e Editor Maranhense (Flaema), cujo patrono é o poeta Bandeira Tribuzi, autor de Louvação a São Luís, hino da cidade. O evento está sendo organizado pela Viegas Editora e tem como parceiros a Associação Maranhense de Escritores Independentes (Amei) e o São Luís Shopping.

Segundo Cleo Rolim, que é a 2ª secretária da Amei e uma das coordenadoras da Flaema, a feira está funcionando em vários espaços com vendas de livros de autores e editoras maranhenses, vários eventos literários e educativos, onde o público poderá participar de saraus, mesas-redondas, bate-papos, palestras, lançamentos e relançamentos de livros, debates, além do Programa Literatura Mútua e de outras atividades que estão ocorrendo na Livraria e Espaço Cultural Amei. “Esta é uma feira muito importante para o cenário cultural de São Luís, porque ela coloca à disposição do público uma vasta mostra da produção contemporânea da cultura maranhense, o que prova que a Atenas Brasileira existe e não é uma coisa do passado”, disse Cleo Rolim.

Cleo Rolim explicou ainda que este ano o evento está contando com a participação de cerca de 80 escritores da capital e do interior do estado, além da presença de imortais da Academia Maranhense de Letras. A 2ª Flaema ainda conta com eventos culturais e programação infantil com apresentação de grupos de dança, performances, artes cênicas, oficinas, manifestações folclóricas, brincadeiras, contação de histórias, apresentações de trabalhos de escolas das redes públicas e particulares, artes plásticas que fazem parte da programação. “Este é o primeiro ano que estamos realizando a feira sem patrocínio. Apesar termos a certificação não conseguimos um patrocinador para apoiar a feira. A feira está acontecendo graças à compreensão de todas as pessoas envolvidas no evento. Temos mais de 200 pessoas contribuindo de forma voluntária pelo bem cultural do estado”, acrescentou Cleo Rolim.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias