Saúde

Saiba como aliviar as dores da enxaqueca

Além do acompanhamento por um profissional adequado, existem alguns procedimentos que podem ajudar a aliviar as crises de enxaqueca. Confira!

Quem sofre com os males da enxaqueca sabe: o desconforto causado por dores na cabeça, náuseas, vômitos e sensibilidade a sons e luz forte chegam a ser perturbadores. Caracterizada entre os mais de 200 tipos de cefaleia, o male afeta cerca de 20% das mulheres e de 5 a 10% dos homens brasileiros. Além do acompanhamento por um profissional adequado, para inclusive excluir os riscos da auto-medicação, existem alguns procedimentos que podem ajudar a aliviar as crises de enxaqueca. Confira!

Exercite-se!

É fato que a última coisa que alguém pensa em meio a uma crise de enxaqueca é desempenhar alguma atividade física, ou que a prática pode desencadear as dores de cabeça. Exercitar-se, entretanto, tem um efeito contrário a médio e longo prazo, e pode ser um ótimo aliado para evitar as dores.

Cafeína pode ajudar

Já experimentou tomar um cafezinho durante uma crise de enxaqueca? Tudo indica que ingerir a bebida pode aliviar as dores, já que a cafeína é encontrada em muitos medicamentos contra a dor de cabeça. O indicado, no entanto, é não ingerir o café mais de duas vezes por semana, já que o excesso pode fazer o reverso e aumentar as dores.

Trate seu corpo!

Técnicas de massagem e estímulos corporais podem ser bons aliados contra as enxaquecas. As massagens, por exemplo, desfazem nódulos e aliviam pontos de tensão. A dica é fazer movimentos leves e circulares na cabela, rosto, entre as orelhas e os olhos e sobrancelhas. Outra alternativa é a acumpuntura, que estimula alguns pontos específicos que levam à liberação de analgésicos naturais para aliviar as dores.

Ajuste a temperatura

Tanto o calor quanto o frio podem ajudar a aliviar as dores e a tensão muscular da enxaqueca. Relaxe durante um banho quente, ou coloque um pano úmido nos locais de dor para diminuir os incômodos.

A quietude ajuda

Feche as janelas, desligue as luzes e os aparelhos eletrônicos. Seu corpo agradece! O escuro e o silêncio podem contribuir para o alívio da enxaqueca.