Decisão

Justiça decide manter Roberto Elísio preso

Ele foi preso em maio, após a publicação de vídeos na internet em que ele aparece torturando a própria mãe, uma senhora de 84 anos

Reprodução

A estratégia da defesa de Roberto Elísio, que foi preso em maio por maus-tratos contra a própria mãe, não foi suficiente para livrá-lo da prisão nesta terça-feira. Em audiência de instrução realizada durante boa parte do dia, os advogados de Elísio solicitaram que ele fosse transferido da prisão para uma casa de internação, para poder receber o tratamento do seu suposto transtorno mental.

A juíza Oriana Gomes, no entanto, não acatou o pedido. Segundo ela, ainda é preciso examinar todas as provas apresentadas. Com isso, Roberto Elísio continuará preso. Na audiência de hoje, foram ouvidas testemunhas de acusação e de defesa. Roberto Elísio também foi ouvido.

Indiciado por tortura

Roberto Elísio foi indiciado por tortura poucos dias após ser preso. Segundo o promotor José Augusto Cutrim Gomes, inicialmente foi analisado o que está na instrução do inquérito, que são os crimes que deram vazão à prisão preventiva, mas podem haver implicações de mais crimes.

“Eu já posso citar três: tortura, agressão física e psicológica, e abuso financeiro, porque ele se apropriou do patrimônio dela. Isso também está previsto no estatuto do idoso. Estão já tem esses três crimes configurados, em uma primeira leitura, chegando perto dos 18 anos a pena máxima”, afirmou o promotor à época.

O crime de tortura vai até 8 anos acrescido de 1/3 por ter sido feito contra a própria mãe e os outros dois, 4 anos cada um a pena máxima. “Isso em tese, porque durante a instrução a gente vai ver como vai aplicar, mas a gente parte dessa medida”, pontuou o promotor José Augusto Cutrim.

O caso de Elísio Coutinho veio a público depois que vídeos gravados pela própria companheira do agressor foram divulgados nas redes sociais e aplicativos de mensagem. Neles, Elísio aparece agredindo física e psicologicamente sua própria mãe, a professora aposentada Joseth Coutinho Martins de Freitas, de 84 anos de idade.

 

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias