Astronomia

‘Quintal Planetário’ promove observação de Eclipse Parcial do Sol

A observação será seguida de espetáculo musical. O evento ocorrerá na Concha Acústica da Praça Maria Aragão, a partir das 16h30

O eclipse poderá ser observado por volta das 16h.

Foto: Ilustração

Os brasileiros – em especial nordestinos e nortistas – presenciarão, nesta segunda-feira (21), um Eclipse Parcial do Sol. O fenômeno, que deve ter início por volta das 16h, poderá ser observado de um jeitinho mais especial pelos maranhenses. É que o projeto Quintal Planetário, realizado pela Sociedade de Astronomia do Maranhão (SAMA) e Ilha da Ciência, da UFMA, disponibilizará aos cidadãos telescópios com filtro solar, filtros específicos para observação direta do Sol e óculos de observação solar direta para melhor apreciação do fenômeno. A observação será seguida de espetáculo musical que tem como temática a astronomia. O evento ocorrerá na Concha Acústica da Praça Maria Aragão, a partir das 16h30.

O presidente da Sociedade de Astronomia do Maranhão (SAMA), Wendell Monteiro, conta que as programações de observação do céu que a entidade faz junto à Ilha da Ciência em locais públicos chama a atenção da população. “O público em geral se maravilha com as belezas que o nosso céu nos proporcionam, e, dentre os públicos, as crianças sempre são as que mais se fascinam por esta ciência que é a mais antiga do Universo”, comenta.

Nesta ocasião, além de observar o Eclipse Parcial e os planetas Júpiter e Saturno através das lentes dos telescópios da SAMA e do Ilha da Ciência, os interessados em astronomia e curiosos contarão com o show musical Quintal Planetário, apresentado por Sérgio Brenha (voz, violão, gaitas, flauta transversal e sax-alto) e Jorge Henrique Martins (voz e violão), acompanhados do percussionista Nato Silva.

“O show é composto de belas peças musicais cuidadosamente escolhidas pela complexidade harmônica e riqueza melódica ao lado de letras significativas. A temática das músicas é o aprofundamento na universalidade e abrangência cósmica do homem e seus pensamentos concretizados em sentimentos e idéias”, conta Wendell Monteiro.

O Eclipse

O Eclipse Solar é um fenômeno que ocorre quando a Lua se interpõe entre a Terra e o Sol, ocultando total ou parcialmente a sua luz numa estreita faixa terrestre. O evento que ocorrerá nesta segunda-feira (21) é do tipo parcial, ou seja, apenas uma parte do Sol será ocultada pelo disco lunar.

O presidente da Sociedade de Astronomia do Maranhão, Wendell Monteiro, aponta que o Eclipse só será total nos Estados Unidos, fato que ocorrerá pela primeira vez em 99 anos. Já no Brasil, o Eclipse poderá ser visto principalmente no norte e nordeste.

“Aqui em São Luís o Eclipse Solar começará a ser visto a partir das 16h17min10s, onde a Lua atinge a borda do Sol. O máximo do Eclipse Solar está previsto para 17h12min59s onde a Lua ficará mais próxima do centro do Sol, mas de forma parcial. O final do evento acontecerá as 18h03min29s. A visibilidade do eclipse solar na capital maranhense será de 39.4%, perdendo apenas para a cidade de Macapá, que ficará com visibilidade de 40.9%”, explica Wendell.

A periodicidade dos eclipses são definidas conforme a posição Terra-Lua-Sol, sendo que ocorrem no mínimo 2 eclipses por ano (que são solares) e, no máximo, 7 eclipses por ano: 2 lunares e 5 solares, ou 3 lunares e 4 solares. Aqui no nosso estado o próximo eclipse solar visível será em 12 de agosto de 2045, desta vez, de forma total.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias