Fenômeno

Eclipse Solar pode ser visto de São Luís na segunda-feira

Além da capital maranhense, outras cidades do estado poderão perceber o céu um pouco mais escuro entre às 16h e 18h com o ápice marcado para às 17h

Na próxima segunda-feira (21), O Maranhão vai poder ver por cerca de três minutos um “sol negro”. De acordo com a Nasa, o fenômeno de eclipse solar poderá ser visto por 500 milhões de pessoas em todo mundo. No Brasil, essa visão ocorrerá de forma parcial.

Algumas cidades do Norte e Nordeste serão capazes de observar o evento. Quanto mais ao norte do país, mais coberto estará o sol no momento do fenômeno astronômico: no monte Caburaí, em Roraima, na fronteira com a Guiana, será possível ver o sol ser eclipsado em 46% pela Lua.

Além de São Luís, as melhores capitais para se observar são Macapá, Fortaleza, Belém, Boa Vista e Natal, onde os moradores poderão ver entre 36% e 40% do sol bloqueado pela sombra lunar. Especialistas afirmam que só pode ser percebida qualquer alteração a partir de 10% de bloqueio, como deve ocorrer por exemplo em Salvador cuja média é de 12%.

O fenômeno poderá ser visto no céu brasileiro entre 16h e 18h, sendo que o seu ápice acontecerá às 17h.

Periodicidade

A última vez em que um eclipse solar total pôde ser observado no Brasil foi em 3 de novembro de 1994.

Já a próxima oportunidade de brasileiros observarem o fenômeno em sua totalidade será apenas em 12 de agosto de 2045 –moradores da região Norte (Amapá e Pará) e do Nordeste (Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco) serão contemplados com o evento astronômico mais uma vez.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias