Obras aceleradas

Nova Orla do Araçagi será entregue em 60 dias

Além dos turistas, a nova estrutura vai beneficiar moradores de São José de Ribamar e bairros de São Luís como Olho d’Água e Vila Luizão, que poderão utilizar o espaço para a prática de esportes como caminhada, corrida e ciclismo

Reprodução

Um novo cartão-postal nasce em São José de Ribamar, município da Grande Ilha. O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), em parceria com a Prefeitura de São José de Ribamar, está urbanizando uma extensão de 1.500m da orla marítima no entorno da Praia do Araçagi. O espaço contará com praças de convivência, ciclovia, pista de passeio, estacionamento, iluminação e calçamento dos dois lados da Avenida Atlântica, que também passa por melhorias.

Em junho deste ano, o governador Flávio Dino entregou duas etapas da obra e a terceira segue em ritmo acelerado, com a previsão de entrega para os próximos 60 dias. O secretário de Estado de Infraestrutura (Sinfra), Clayton Noleto, explicou que a intervenção foi dividida em quatro etapas.

“No total serão 1.500m de extensão, com passeio, urbanização, iluminação, que está mudando totalmente aqui a face da orla da praia do Araçagi. Nós teremos, por exemplo, quase 400 vagas de estacionamento que vai facilitar o acesso das pessoas. Fizemos, ainda, o recapeamento asfáltico e a sinalização da Avenida Atlântica, que dá acesso à orla. É um investimento muito importante do governo Flávio Dino, porque incrementa o turismo, gera emprego, renda e melhora a qualidade de vida das pessoas”, pontuou Clayton Noleto.

Ritmo da obra

Nesta terceira etapa foi concluído o processo de terraplanagem e no momento os 40 colaboradores trabalham na construção da segunda praça, mais 500m de calçamento, estacionamento e instalação da tubulação elétrica. Nas primeiras duas fases foram construídas uma rotatória, uma praça, 300m de calçamento e recapeamento asfáltico da Avenida Atlântica. John Sousa, engenheiro-chefe da obra, destaca que o principal desafio da obra na orla da Praia do Aracagi foi a contenção da areia, processo que demandou tempo e paciência.

“Uma das coisas mais difíceis aqui foi a contenção da areia, que demorou para ser realizado, pois é um processo minucioso e que precisa de atenção dobrada”, explicou John Sousa.

Ainda nas duas primeiras etapas foram construídas galerias para o escoamento da água, com o objetivo de eliminar as chances de alagamento na avenida. Além dos turistas, a nova estrutura da orla vai beneficiar moradores de São José de Ribamar e de bairros de São Luís como Olho d’Água e Vila Luizão, que poderão utilizar o espaço para a prática de esportes como caminhada, corrida e ciclismo.

O engenheiro Mauro Carvalho, 44 anos, é ciclista e costuma usar o local para pedalar. Ele revela que a partir de agora pretende intensificar ainda mais as atividades físicas e conta o que mudou: “Aqui antes não tinha infraestrutura como a gente tem agora. Não tinha calçada, o asfalto era ruim, uma bagunça. O principal, além da infraestrutura, é manter a organização. A estrutura de fato é muito bonita, muito bem organizada, é só a primeira etapa, é assim que vai continuar, como está no projeto, vai ficar melhor ainda”, comentou Mauro Carvalho.

Mais lazer e mobilidade urbana

Na Grande Ilha, o Governo do Maranhão tem um pacote de investimentos na área do lazer e mobilidade urbana. Dentre as principais obras de revitalização de espaços de lazer, estão: as ações na Praia do Araçagi, em São José de Ribamar; e Praça da Lagoa, que está passando por uma ampliação com novo espaço para as crianças e com novos brinquedos. Além das que já foram entregues à população, como a Concha Acústica no complexo da Lagoa da Jansen e a entrega do maior espaço público de convivência e lazer do Maranhão: a APA do Itapiracó.

Já na área de mobilidade urbana, o governador Flávio Dino lançou a terceira etapa do Mais Asfalto, que vai restaurar 200 km de vias, que somadas aos 300 km já em andamento, vão resultar em 500 km de ruas e avenidas restauradas na região.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias