Atenção primária

Governo discute melhorias em saúde e vigilância sanitária

Em conferência realizada nesta sexta-feira (4), o governo do estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, quer sistematizar propostas nessas áreas até setembro

Reprodução

Em alusão ao Dia Nacional de Vigilância Sanitária, comemorado neste sábado (5), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou uma Conferência Livre de Vigilância Sanitária. O encontro, que aconteceu nesta sexta-feira (4), teve como tema “Política Nacional de Vigilância em Saúde e o fortalecimento do SUS como direito à proteção e promoção da saúde do povo brasileiro”. A conferência livre teve o objetivo de sistematizar as propostas que serão debatidas na Conferência Estadual, prevista para setembro.

O secretário adjunto da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Marcelo Rosa, explicou o objetivo do encontro. “Os estados estão se preparando para elencar as propostas para a conferência nacional que acontecerá em novembro, em Brasília. Nessa semana alusiva ao Dia Nacional de Vigilância Sanitária, estamos realizando esse encontro com o objetivo de debater temas relacionados e propor soluções para superar os desafios nessa área”, destacou.

Participaram das discussões da conferência livre profissionais das vigilâncias sanitárias, ambiental, saúde do trabalhador e epidemiológica, além de representantes da Atenção Primária em Saúde e dos conselhos estadual e municipal de saúde. As discussões da conferência livre envolveram eixos temáticos baseados na etapa nacional do encontro, como o papel do Estado na promoção da Vigilância em Saúde, as práticas e saberes da vigilância no cotidiano do SUS e o controle social nas ações da vigilância.

O superintendente estadual de Vigilância Sanitária, Edmilson Silva, destacou que as discussões são importantes por vários motivos, inclusive para promover a integração entre as áreas. “O objetivo é fomentar as discussões e ouvir os municípios. Além disso, o momento de diálogo presencial fortalece o sistema e promove a integração entre as vigilâncias, que têm o papel de promover a proteção da saúde da população através da prevenção de riscos e agravos”, afirmou.

Durante o encontro, uma das reflexões propostas questionava como a Vigilância Sanitária poderia contribuir com a garantia de acesso da população a produtos e serviços com segurança e qualidade, de forma articulada às demais ações da Vigilância em Saúde. Os participantes destacaram, entre as propostas, a necessidade de ampliar o diálogo com a população, trabalhar a educação sanitária e promover maior integração entre as ações das vigilâncias.

O técnico do departamento de zoonoses da Vigilância Epidemiológica, Orlando Martins, participou da conferência livre e ressaltou que, no debate, é fundamental a participação de quem trabalha na área da vigilância. “Acho importantíssimo, porque precisamos lembrar que estamos dentro de um contexto nacional. Em uma conferência conta muito o ponto de vista de quem trabalha diariamente na área e convive com a realidade. Vejo esse encontro como uma oportunidade de sugerir e propor sugestões para a saúde pública”, disse.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias