Economia e saúde

Especialista aponta 3 dicas para fazer bom uso do ar condicionado

Você sabia que manter uma temperatura de 23ºC ajuda a economizar energia? Essa e outras dicas o engenheiro Cesar Shiraiwa explica

Reprodução

Muito mais do que uma ferramenta para climatização do ambiente, o ar condicionado tem sido cada vez mais necessário para a adequação das temperaturas nos locais fechados. Nos prédios comerciais, por exemplo, o aparelho é praticamente item obrigatório.

Segundo Cesar Shiraiwa, engenheiro da Engemon, a tendência é que o ar condicionado faça cada vez mais parte da rotina das pessoas já que, com a verticalização das cidades, a circulação de ar tem maior dificuldade de alcançar os ambientes internos.

“As construções modernas já são projetadas para aproveitar o melhor da luz solar e da circulação natural de ar interno para melhor aproveitamento do ar condicionado. Aparelhos sustentáveis também têm sido a escolha prioritária dos nossos clientes”, afirma Cesar, que complementa “a boa engenharia reúne um projeto arrojado que prepara os ambientes para uma climatização com o máximo conforto térmico e o mínimo desperdício de energia”, salienta.

Para isso, é importante atentar-se a alguns pontos da instalação do sistema de climatização. Quando bem projetado, esse processo pode determinar também a periodicidade da manutenção, já que o ar condicionado deve ser escolhido considerando alguns fatores – como tamanho do espaço e quantidade média de pessoas, por exemplo – para evitar que a operação seja deficitária. A manutenção preventiva e contínua também é fundamental, já que além de prolongar a vida útil do aparelho, ainda ajuda a evitar a propagação de sujeira nos filtros e no ar evitando doenças respiratórias.

Abaixo, Shiraiwa lista três cuidados que devem ser adotados para que o seu ar condicionado dure mais e não prejudique a sua saúde.

Nada de brigas pela temperatura!

O ideal é que o ar condicionado seja ajustado poucas vezes ao longo do dia, para evitar choques térmicos. Alguns especialistas recomendam que a temperatura seja mantida nos 23ºC.

Manutenção Regular

Para evitar o surgimento de goteiras, gastos extras na conta de luz, mau cheiro e baixa eficiência na climatização, o ideal é que o ar condicionado tenha manutenção preventiva a cada um ou dois meses (dependendo da indicação de cada aparelho). Esse processo ajudará na limpeza do filtro (que retém a poeira) e aumentará sua durabilidade.

Controle a ventilação

Verifique se o ambiente tem ventilação adequada para trazer ar fresco. Isso ajuda a reduzir os agentes contaminantes que naturalmente podem se acumular. Para ajudar, desligue o sistema durante os períodos mais frescos ou à noite, abrindo as janelas e deixando o ar circular.

As dicas são importantes para quem já possui ar condicionado nos ambientes, mas vale, sempre que houver uma nova construção ou reforma, atentar-se já no projeto para o papel da climatização. Assim, você sempre poderá aproveitar o melhor dessa tecnologia.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias