ESPECIALISTA EXPLICA

5 curiosidades sobre perfumes que você precisa saber

A especialista em perfumes Alessandra Tucci selecionou algumas curiosidades sobre os perfumes

O perfume pode dizer muito sobre a personalidade de uma pessoa e pode ser a lembrança olfativa que teremos dela. Por isso, as dúvidas na hora de escolher um novo cheiro como marca pessoal são inevitáveis: qual dura mais? Como aplicar? Onde guardar?

Confira cinco curiosidades sobre perfumes apontadas por Alessandra Tucci, especialista em perfumes e sócia-fundadora da Perfumaria Paralela, única escola de perfumaria do Brasil.

Duração 1 : o Mito do Fixador
Segundo Alessandra, fixador não existe.  ” Não existe um ingrediente mágico que é adicionado ao perfume para que ele dure mais”. O que determina a sua duração na pele é a combinação da quantidade da essência e do estilo olfativo do perfume, por exemplo: os cítricos leves duram menos do que os amadeirados marcantes.

Duração 2: Reaplicar sim!
Perfumes frescos e leves, como os cítrico, florais frescos, lavandas, evaporam mais rápido e pedem para ser reaplicados ao longo do dia. A especialista ressalta que o importante é saber o que esperar do perfume escolhido, os levinhos foram feitos para refrescar, dar bem-estar e por isso duram menos. Reaplicar o produto faz parte do ritual de frescor, algumas borrifadas ao longo do dia vão fazer toda a diferença.

Não sinto mais o meu perfume!
Quem usa o mesmo perfume por muito tempo acaba não sentindo mais o próprio perfume. Alessandra conta que nosso cérebro é inteligente e aciona um sistema que impede de continuarmos a sentir a fragrância com a mesma intensidade o tempo todo. “É uma forma de nos proteger e de preservar nosso bem-estar para continuarmos sentindo os demais cheiros ao nosso redor, ou o que era pra ser prazer, acaba virando um incômodo, completa.”

Grãos de café ajudam?
Segundo Alessandra, os grãos de café encontrados em lojas de perfume, além de não serem recomendados por questões de higiene, acabam sendo um cheiro a mais e atrapalhando a experimentação. “ Bom mesmo é sentir entre 3 e 5 perfumes por vez, descansar o nariz sentindo o cheiro da própria pele, bebendo uma aguinha”.

Colocar na pia do banheiro?
A especialista explica que guardar o perfume no banheiro não é uma boa ideia. “A luz e a umidade são os maiores inimigos do perfume porque aceleram o processo natural de oxidação”, explica. A dica é guardar o frasco dentro do armário, longe da luz ou até mesmo dentro da geladeira.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias