Turismo

Semana Gastronômica é sucesso de público

Oficinas diárias com chefs de renomados restaurantes da cidade seguem até sexta-feira (7), quando a programação de criação de pratos inovadores baseados em insumos típicos da gastronomia local será encerrada

Reprodução

A Semana Gastronômica de Turismo, iniciada na segunda-feira (3), na Praça de Alimentação do Shopping da Ilha (Maranhão Novo), conquistou apreciadores da culinária maranhense e já é sucesso de público. O evento realizado pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), está desde o primeiro dia com todas as inscrições esgotadas. Oficinas diárias com chefs de renomados restaurantes da cidade seguem até sexta-feira (7), quando a programação de criação de pratos inovadores baseados em insumos típicos da gastronomia local será encerrada.

A secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo, comemorou o sucesso do evento e explicou a importância de investir na gastronomia como produto turístico da Ilha. “O projeto chega com uma proposta de incentivar a identidade gastronômica local, apostando nos insumos típicos do Maranhão, mas inovando na forma de prepará-los e servi-los. O nosso objetivo é, além de encantar turistas, fazer com que os próprios maranhenses valorizem a gastronomia do estado”, contou a titular da Setur.

Oficinas

Cada dia um chef diferente ministra oficina preparando um prato inovador. Na abertura, Felipe Marques, da Cozinha Guidô, preparou nhoque com pó de camarão e vinagreira, vatapá de caranguejo e patola. O segundo dia foi por conta do chef Rafael Libério, da Ça-Vá Gastrobar, que ensinou a preparar peixe pedra da praia. Os outros dias terão também os chefs Danilo Dias, do Restaurante Feijão de Corda; Marcos Souza, do Belmont Gastrobar; e Manoel Pereira, da Pão e Leite.

“A proposta do evento é maravilhosa para a cidade, que ganha um produto que consegue unir a tradição da nossa gastronomia e o trabalho do chef numa nova configuração. Todos nós estamos felizes com o convite e empenhados em oferecer algo bom e inovador para quem visita a cidade e também para quem já mora aqui”, afirmou o chef Felipe Marques.

A dona de casa Juliana Mendes foi uma das que se inscreveu para participar das oficinas. “Achei a proposta muito interessante, pois vamos aprender um prato novo, mas usando o que a gente já conhece, já tem dentro de casa. Vim para me aperfeiçoar na culinária daqui mesmo, que é algo que eu gosto muito”, explicou.

Assim como a dona de casa, os interessados em participar das oficinas fizeram inscrições na loja Camicado, parceira da Semana Gastronômica de Turismo, no Shopping da Ilha. Para cada dia, o participante levou 1kg de alimento, que será doado para a Fundação Antonio Brunno, casa de apoio às pessoas com câncer. As oficinas têm uma capacidade para 60 pessoas e começam às 19h, com exceção da sexta-feira, que terá inicío às 18h30 e apresentação cultural com o Grupo Lamparina. No primeiro dia teve apresentação do Tambor de Crioula de Leonardo.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias