Turismo

Rede hoteleira de Barreirinhas está em alta no mês de julho

Com média de ocupação da rede hoteleira em 85%, alguns estabelecimentos de Barreirinhas chegam à lotação máxima. Setor comemora alta temporada no turismo

A cidade de Barreirinhas, localizada na região dos Lençóis Maranhenses, tem recebido um grande número de turistas no mês julho. Os hotéis e toda a cadeia turística têm motivos para comemorar.

Destino muito cobiçado por turistas de todo o país e até estrangeiros, Barreirinhas oferece contato com a natureza para relaxar e também se aventurar. A cidade faz parte da região dos Lençóis Maranhenses, que abrange os municípios de Santo Amaro, Humberto de Campos e Primeira Cruz.

Nos estabelecimentos de hospedagem e nos sites de reservas, é possível conferir que há poucas vagas disponíveis para a última semana de julho. O aquecimento da alta temporada começou em junho e deve se estender até setembro.

“Está tudo lotado. Estamos na alta temporada. O mês de junho teve um bom movimento e já se tornou para a gente um mês de alta temporada. Antes começava de julho, mas agora já começa de junho, mesmo”, relata a secretária municipal de Turismo de Barreirinhas, Virlene Camargo.

Segundo a gestora de Turismo da cidade, toda a cadeia turística está trabalhando intensamente. Agências, restaurantes e bares estão bastante movimentados. Isso se dá, também, de acordo com Virlene, devido às férias escolares das pessoas de Barreirinhas que moram fora para estudar e nesse período retornam à cidade.

Representantes da rede hoteleira da cidade também confirmam a grande movimentação. Hotéis e pousadas estão com a taxa de ocupação bastante satisfatória. Está tudo lotado. As lagoas estão cheias, tem muita gente. Para agosto, também, já há uma grande demanda, ainda tem vagas nos hotéis, mas alguns já estão quase esgotados.

O setor de reservas do Gran Lençóis Flat Residence informou que, até 20 de julho, a taxa de ocupação era de 79%. Em julho, foi de 55%, e a reserva consolidada para agosto já estava em 42%, isso excetuando os relatórios das empresas conveniadas.

No Porto Preguiças Resort, a taxa de ocupação em julho já chega a 85%. Em junho, foi de 72% e, para agosto, as reservas estavam estimadas em 65%.

Há hospedarias em Barreirinhas em que a taxa de ocupação já chega a 100%. No Parque dos Lençóis Hostel, até 20 de julho, a lotação era máxima. “Nesse período, há muita procura em todos os hotéis, tanto pela internet, quanto no local. A grande demanda se estenderá até setembro, temporada dos ventos que atrai muitos turistas e o pessoal do kitesurf”, ressalta Wagner Rodrigues, um dos administradores do local. No Parque dos Lençóis Hostel, a taxa de ocupação em junho foi de 60% e as reservas para agosto já chegam a 40%.

As pousadas também estão satisfeitas com o movimento. Na Pousada Encantes do Nordeste, até 20 de julho, a taxa de ocupação era de 98%. Em junho foi de 90% e as reservas para o mês de agosto já chegam a 70%.

Na Pousada São José, a taxa de ocupação, até 20 de julho, chegou a 80%. Em junho, alcançou 60% e, para agosto, as reservas chegam a 40%. “Apesar de junho não ter sido tão bom em relação a outros anos, julho superou as expectativas e já esperamos um bom movimento até setembro”, avalia Nelson Castro, gerente da Pousada São José.

Para Virlene Camargo, secretária de Turismo de Barreirinhas, as expectativas são as melhores possíveis. “Saímos de uma baixa temporada muito grande. Estávamos precisando realmente que o turismo começasse de novo através da alta temporada. A cadeia turística está feliz com o movimento. Os turistas também estão satisfeitos porque é período de lagoa cheia e eles gostam bastante”, completa.

São Luís

Em São Luís, a média de ocupação da rede hoteleira fechou o mês de junho em 53%. Os dados são da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Maranhão (Abih-MA) em pesquisa realizada em 12 hotéis. Ainda de acordo com a Abih-MA, a ocupação dos hotéis no mês de junho, nos anos de 2012 a 2017, variou de 51% a 64%. Já em de julho, mês de férias, de 2012 a 2016, os índices alternaram de 56% a 69%.

O mês de junho teve a variação mais expressiva em 2014, quando a taxa de ocupação foi de 47%. Junho se manteve em 56% nos anos de 2014 e 2016. Este ano, na primeira quinzena de junho, alguns hotéis chegaram a registrar 76% de ocupação.

Sites de reserva

Os sites de reservas oficiais apontam alta taxa de ocupação nas pousadas e hotéis de Barreirinhas. A estimativa foi realizada para a última semana de julho e os meses de agosto e setembro. Na última semana de julho, considerando a reserva de quarto para duas e também para quatro pessoas, a média de ocupação dos estabelecimentos cadastrados chega a 87%. Já a reserva de quarto para seis pessoas chega a 94%. Para agosto, considerando um quarto para duas pessoas, 59% das reservas já estão concluídas. Para quatro pessoas, as reservas estão em 65%. Em setembro, a taxa de reserva já é bastante expressiva. Quarto para até duas pessoas tem 77% das reservas fechadas.

Quarto para quatro pessoas, a reserva alcança 79%, e para seis pessoas 86%.

São Luís, em contrapartida, para a última semana de julho, as reservas chegam a 31%, (quarto para duas pessoas), 39% (quatro pessoas) e 44% (seis pessoas). Para agosto, a capital maranhense tem a taxa de 30% de reserva de quarto para até duas pessoas, 36% para quatro pessoas e 50% para seis pessoas.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias