Entrevista

Parque do Itapiracó será um grande centro de lazer em São Luís

Secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais, Marcelo Coelho, fala em entrevista sobre o trabalho de reforma da reserva e ampliação de pontos específicos para o lazer, principalmente dos moradores do entorno da reserva

Marcelo Coelho é o secretário de estado do meio ambiente e recursos naturais

Em entrevista exclusiva ao jornal O Imparcial, o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais, Marcelo Coelho, destacou que as obras do Parque do Itapiracó serão entregues até o fim deste mês. O espaço está dentro da área de 322 hectares da Área de Preservação Ambiental do Itapiracó e, segundo o secretário, será o maior complexo de lazer do estado com praças, campos de futebol, quadra poliesportiva, parquinhos infantis e outros equipamentos.

Durante a entrevista, Marcelo Coelho afirmou que o governador Flávio Dino também tem direcionado investimentos na área do meio ambiente para outras cidades do estado, como Balsas e Codó, que também terão parques ambientais criados para preservar o meio ambiente e beneficiar a população do entorno.

O Imparcial – A Área de Preservação Ambiental (APA) do Itapiracó foi alvo de invasões ao longo dos últimos anos, teve sua área reduzida e comprometida com ocupações irregulares. Parar com tais ações é um dos objetivos da revitalização do local?

Marcelo Coelho – A ideia é parar com essas irregularidades e retomar o modelo de preservação sustentável indicado para a área. Vamos reverter tal situação e, mais do que isso, refuncionalizar essas áreas já ocupadas com equipamentos urbanos de qualidade e voltados para o uso sustentável de suas dependências pela comunidade. Então, além de valorizar o local, os serviços de revitalização executados por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais têm o objetivo de proteger a biodiversidade da APA.

As obras do Itapiracó estão em fase de conclusão. Que tipo de equipamentos existirão no local?
Na obra, existem três praças principais, com campos de futebol, uma quadra poliesportiva coberta, parquinhos infantis, circuito de skate, áreas para futebol de areia e futevôlei. Há espaços desenvolvidos para a contemplação do lugar, e treze pequenas praças que garantem o acesso às trilhas, interligando o interior da Unidade com as praças maiores e as saídas na Chácara Itapiracó e Comunidade Canudos e Terra Livre.

Então é uma iniciativa voltada não só para a preservação do meio ambiente, mas também para a comunidade local?
O governador Flávio Dino tem esse foco, de fazer um governo voltado para o bem-estar das pessoas. A importância do Itapiracó é muito grande para toda a cidade de São Luís, pois visa proteger toda a biodiversidade existente no local, contribuindo, desta maneira, para o equilíbrio de quem mora próximo de toda a sua extensão, além, claro, de ser um ambiente de lazer.
É um espaço que resguarda e protege a biodiversidade, os recursos hídricos, a drenagem desta parte da cidade.

Como fica a questão da segurança?
Estamos fazendo investimentos necessários para proporcionar maior comodidade, conforto e segurança à comunidade. Temos a equipe do Batalhão de Polícia Ambiental que faz rondas, monitora e fiscaliza a unidade de conservação 24 horas, no sentido de inibir ações de vandalismo, o descarte inapropriado de resíduos sólidos e manter a segurança do local.

Para quando está prevista a entrega?
O governador Flávio Dino já marcou a data da entrega das obras. Será dia 29 de julho. Faremos uma grande inauguração à altura da importância desse momento. Destaco que o governo vai entregar não apenas uma obra, mas o maior centro de diversão e lazer do estado do Maranhão.

Qual é a área total da APA?
A área do complexo constitui uma Unidade de Conservação (UC) Estadual de Uso Sustentável criada por meio do Decreto Estadual nº 15.618 de 23 de junho de 1997. Com uma área de 322 hectares, a APA encontra-se no município de São Luís e é rodeada por vários bairros dos quais os Parque Vitoria, Cohatrac, Itapiracó e Turu se destacam como os principais.

O governador Flávio Dino está apoiando os municípios para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Agora isso também está ocorrendo na área de meio ambiente?
Sim. É importante que nós façamos esse tipo de investimento que também gera emprego e renda porque existem atividades comerciais que são intimamente ligadas à qualificação desses espaços públicos. Além disso, tem uma melhora significativa para a qualidade de vida das pessoas. Cito aqui o Parque Ambiental de Balsas, que já está em obras e entregaremos no aniversário de 100 anos da cidade, no ano que vem. Tem também o Parque Ambiental de Codó, que já está tudo pronto para o início das obras e no prazo de 7 a 8 meses vamos entregar o Parque Ambiental e realizar o sonho da população codoense. E estamos já em negociação com outros municípios.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias