Mais segurança

Parque do Bom Menino recebe nova iluminação

Paralelo à instalação de um novo sistema de iluminação, o Parque do Bom Menino também passará por obras de revitalização total da quadra poliesportiva coberta, dos prédios administrativos, do anfiteatro, do núcleo de meio ambiente e do paisagismo

Maurício Alexandre/Reprodução Agência São Luís

A Prefeitura de São Luís está realizando a restauração de todo o sistema de iluminação pública do Parque do Bom Menino. Os trabalhos têm como objetivo dar mais segurança aos visitantes do parque e proporcionar qualidade às práticas esportivas e de lazer ofertadas no local. Os serviços estão sendo executados pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp). Um total de 189 pontos de luz serão trocados e revitalizados, incluindo postes e luminárias do parque. “Estamos recuperando todo sistema de iluminação do parque para que os usuários deste equipamento público possam realizar suas atividades também a noite e com mais segurança”, ressaltou o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Antonio Araújo.

Araújo, que acompanhou na noite de sexta-feira (14) a execução dos trabalhos, reforçou ainda que o parque é um espaço público que precisa ser cuidado e preservado por todos. O trabalho está sendo executada para reposição de materiais e equipamentos elétricos que são furtados ou depredados por ações frequentes de vandalismo no local. “Nessa primeira etapa, estamos recuperando a iluminação e em uma segunda fase vamos melhorar a eficiência dessa iluminação sem que aumente o consumo de energia”, pontuou Antônio Araújo.

O secretário reforçou que serão instaladas luminárias mais eficientes, que garantam maior poder de luminosidade, deixando o parque mais iluminado e mais seguro para quem pratica exercício e trabalha no parque.

Serviços

Na primeira etapa dos serviços, foi realizada a troca de todo cabeamento subterrâneo, que havia sido vandalizado ou furtado, totalizando 1.645 metros de cabos de cobre embutido para recuperação de circuitos. Ainda implantação de 150 metros de eletrodutos embutidos no piso, além de abertura e fechamento de caixas de passagem, para identificação de cabos partidos ou furtados. Foram instaladas ainda seis caixas de passagem antifurto.

A restauração do sistema traz ainda melhorias da iluminação da área arborizada próxima à sede do grupo cultural GDAM, com a instalação de postes metálicos com luminárias padrão do parque; substituição das luminárias decorativas, reposição de mais de 189 lâmpadas danificadas e substituição de projetores quebrados na quadra de esportes e área do GDAM.

O sistema de conexões em rede subterrânea também passa por melhorias, com a implantação de 200 unidades conectivas, além da instalação de novo quadro de comando e proteção, equipamento que havia sido furtado da quadra de esportes do parque. O projeto de restauração do sistema de iluminação do espaço contempla ainda serviços de manutenção de 22 projetores da quadra de esportes e manutenção desta área, somado à pintura de 116 postes.

Revitalização

Paralelo a este trabalho, a Prefeitura de São Luís está elaborando o projeto executivo para obras de requalificação total do parque, para melhoria do paisagismo, da urbanização, do mobiliário e da estrutura predial existentes no local. O projeto de revitalização contempla reformas da quadra poliesportiva coberta, dos prédios administrativos, do anfiteatro, do núcleo de meio ambiente.

Ainda no cronograma, serão realizados serviços de drenagem, iluminação e pavimentação do entorno, visando promover a recuperação viária e da infraestrutura urbana da região. Os serviços de requalificação do Parque serão executados pela Secretaria Municipal de Projetos Especiais (Sempe), com recursos oriundos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias