Reestruturação

Paço do Lumiar assume administração da Feira do Maiobão

O local que já recebeu um mutirão de limpeza no último fim de semana, passará a receber atenção maior na fiscalização de cobranças de alugueis irregulares dos boxes da feira

Reprodução

A Prefeitura de Paço do Lumiar assumiu a administração da Feira do Maiobão para garantir os serviços de limpeza e vigilância, e para proibir que pessoas que não são proprietárias dos boxes cobrem pelo aluguel, de forma irregular. O administrador Marcelo Marques foi o designado para coordenar o espaço, com o auxílio de mais dois servidores. A informação foi passada pelo prefeito de Paço do Lumiar, Domingos Dutra (PCdoB), durante reunião com feirantes dentro da própria Feira do Maiobão.

As mudanças da nova administração já puderam ser vistas neste fim de semana. O mutirão da limpeza, que vem percorrendo o município de Paço, chegou até a área da feira, que estava abandonada, cheia de entulho e lixo. A ação foi um verdadeiro choque de gestão. O prefeito Domingos Dutra e sua comitiva colocaram a mão na massa. Foi um trabalho duro do qual todo mundo participou diretamente, e até mesmo o prefeito fez serviço braçal.

“Estamos fazendo mais um mutirão de limpeza aqui no Maiobão, desta vez dentro da feira, que já foi um ótimo local de comércio, mas que se tornou um ambiente feio, com pouca higiene. Centenas de feirantes trabalham na rua de forma irregular e do lado de dentro está tudo uma bagunça. Tem gente alugando boxes aqui dentro e isso não é permitido. Este é só o primeiro passo para melhorar o espaço. Estamos também fazendo o possível para dar continuidade às obras, que estão paradas há muitos anos”, explicou Dutra.

Para melhorar as condições de higiene na Feira do Maiobão, a Prefeitura instalou tonéis para fazer a coleta seletiva do lixo. Papéis, verdura, carnes, víscera de peixes, etc, vão para tonéis diferentes para a correta destinação por parte do caminhão de lixo, para acabar com a população de urubus que existe na feira atualmente.

“Atualmente, todo o lixo é jogado próximo à feira. Vamos acabar com isso, melhorando naquilo que a gente puder, até que se tenha uma solução definitiva. Também vamos pintar a feira, consertar a caixa d’água, pois aqui é lugar de comida, tem de ser um local limpo. Vamos cuidar também da vigilância, para garantir o patrimônio de quem está aqui”, informou o prefeito Domingos Dutra.

A movimentação trouxe boas expectativas para os feirantes. Seu Antônio Gonçalo, por exemplo, que trabalha na feira há mais de 20 anos, disse que agora está animado e confiante. “Estou muito feliz em ver o prefeito aqui na feira, ele mesmo tá ali pegando no pesado, eu pelo menos nunca vi isso antes, agora eu acredito que as coisas irão melhorar”, afirmou o feirante.

Aluguel irregular

O prefeito reforçou que quem cobra aluguel na feira terá de apresentar documento de propriedade. “Se não comprovar que é proprietário, está cobrando indevidamente por um espaço que é do município e isto não vamos permitir”, alertou. Na conversa com os feirantes, o prefeito explicou que a administração da feira pela Prefeitura foi regulamentada por meio de decreto.

“Já editamos o decreto. Durante dois meses não será cobrado nada de ninguém, nem taxa, nem aluguel, até que a gente faça um levantamento completo. Pelas informações que temos, há pessoas que têm boxes que estão pagando aluguel, e não sabemos para quem. Os feirantes devem pagar para quem é dono da estrutura, e quem é dono é o Município”, explicou o prefeito.

Levantamento

O novo administrador da Feira do Maiobão informou que fará um levantamento para identificar se quem está cobrando aluguel, de fato comprou o boxe da Empresa Maranhense de Administração de Recursos Humanos e Negócios Públicos (Emarhp), que administrava a feira antes dela ser passada para a gestão do município de Paço. “Iniciaremos este trabalho o mais breve possível”, afirmou Marcelo Marques.

“Quem não comprou do Estado, não é proprietário. Quem comprou de outros, comprou enganado. O novo administrador solicitará a documentação dos que se dizem proprietários. Quem comprou da Emarhp está registrado no cartório de imóveis. Os demais que cobram aluguel terão de ir ao Município provar que são proprietários”, reforçou o prefeito Dutra.

 

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias