ENTENDA

Pode sorrir em fotos de documentos?

Saiba o que pode e o que não pode ser feito e usado quando for tirar retratos para constar em documentos pessoais

Quem gosta de tirar foto 3×4 atire a primeira pedra! Ainda mais quando se trata de fotos para documentos de identificação civil como RG, Carteira de trabalho ou CNH. Na semana passada, a nova CNH do fotógrafo mineiro Filipe de Oliveira Borges fez sucesso nas redes sociais. O documento com a foto dele sorrindo acabou ganhando repercussão nacional.

A foto se tornou viral. Foto: Reprodução

Mas você qual o motivo de não poder sorrir em fotos desse tipo? Explicamos para você.

Foto: Paulo Malheiros/ O imparcial

De acordo com o presidente do Procon e Viva Cidadão Duarte Jr, em foto de documentos oficiais não existe uma legislação que impeça que uma pessoa saia sorrindo em uma foto, no entanto não é aconselhável por ser um documento de identificação. ” O mais importante de todo registro de identificação, é que, ali naquela foto seja demonstrado exatamente o que a pessoa é. Ou seja, precisa está o mais serena possível”, instrui o presidente.

Acessórios

Não é aceitável para fotos, seja da Carteira de identidade (o famoso RG), Carteira de trabalho ou CNH, qualquer tipo de acessório que possa servir como disfarce, como por exemplo, brincos grandes, maquiagem forte, camisas extravagantes ou sem manga, camisas de times, óculos ou lentes de contato. A exceção é aceitável somente para casos de pessoas que estejam passando por algum tipo de tratamento de saúde, como por exemplo, câncer. “Mulheres com cabelos longos, deve estar atrás das olheiras, pois esses detalhes podem atrapalhar a identificação civil do sujeito”, explica Duarte.

Culturais e Religiosos 

Já quando se trata de uma questão religiosa é possível a utilização de acessórios, porém não comprometendo a identificação daquela pessoa, com algo que venha esconder o rosto, como são os casos do turbante e kipá (usados pelos judeus). “Nesses casos devem ser comunicado ao atendente e  resolvido através de um diálogo entre ambas as partes, sabendo que, nessa não pode servir como qualquer tipo de disfarce”, informa o responsável pelo Viva Cidadão do estado do Maranhão.

4 dicas para te ajudar a sair bem na foto

  • A postura é fundamental para que você saia bem na foto
  • Se você for tímido, tente não prestar atenção nas pessoas que estão ao seu redor
  • Fique de cabeça reta e olhe para a câmera para não sair torto
  • Penteie sempre os cabelos,para não sair
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias