Saúde

Maiobão ganha Centro de Especialidades Odontológicas

Funcionamento do local é de segunda à sexta das 8h às 17h. Prefeitura de Paço do Lumiar espera que centro se torne referência na região

Prefeito Domingos Dutra inaugura o Centro Odontológico do Maiobão.

Nesta segunda-feira (10), a Prefeitura de Paço do Lumiar entregou à população do município o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), um serviço de saúde de referência em Odontologia. O prefeito Domingos Dutra (PCdoB) destacou na solenidade de inauguração que se sentia muito feliz como gestor por poder entregar um serviço de excelência à população de Paço.

“A saúde bucal é muito importante, faz parte da saúde integral da pessoa. O CEO garantirá serviços para restaurar não só os dentes e a mastigação, mas principalmente para recuperar a autoestima e devolver o sorriso à população”, afirmou o prefeito de Paço do Lumiar.

O CEO está situado na Avenida 12 do Maiobão e é uma parceria do Ministério da Saúde, através do Programa Brasil Sorridente, com a Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), e tem o apoio do Governo do Estado. Conta com uma equipe de nove dentistas, quatro técnicos de saúde bucal, um técnico de prótese dentária, coordenação, zeladores e vigias. O horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

COMO FUNCIONA

As pessoas que forem ao dentista nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e precisarem de um tratamento mais especializado, como tratamento de canal, próteses dentárias, serviço de periodontia, entre outros, serão encaminhadas ao CEO.

“O CEO é um serviço de saúde de referência em Odontologia. O paciente é atendido aqui mediante encaminhamento feito pelo cirurgião-dentista da Unidade Básica de Saúde”, explicou a secretária adjunta de Saúde de Paço, Cristina Maria Paixão Matos.

O encaminhamento poderá ser feito tanto pelo dentista da estratégia saúde bucal, quanto pelo dentista da atenção básica. Depois de atendido no CEO, o paciente retorna ao posto de origem para continuação do tratamento.

MAIS 5 UBS’S

O prefeito Domingos Dutra anunciou que, em breve, a Prefeitura irá inaugurar mais 5 Unidades Básicas de Saúde (UBS): Maioba, Safira, Mercês, Nova Vida e Novo Horizonte. Cada unidade destas terá duas cadeiras de dentistas, permitindo a atuação de mais equipes de saúde bucal em Paço. “Aqui, para atendermos à demanda de toda a população, o ideal seriam 55 equipes de saúde bucal, mas só temos duas. Estamos empenhados agora em ampliar o número de equipes para garantir maior cobertura nesse atendimento à população”, afirmou.

Ele reforçou o empenho da Prefeitura em melhorar a saúde pública no município, com o apoio do Governo do Estado. “Inauguramos a UBS do Maiobão no mês passado e já recebemos do Governo Flávio Dino a confirmação de que ele entregará daqui a um ano o primeiro hospital de Paço do Lumiar, onde funcionou a Unidade Mista do Maiobão, desativada desde 2013”, assinalou o prefeito Dutra.

Os serviços a serem prestados no CEO:
– Odontopediatria (atendimento a bebês e crianças)
– Cirurgia Buco Maxilo Facial (extrações e cirurgia oral menor)
– Periodontia (tratamento de doenças da gengiva)
– Endodontia (tratamento de canal)
– Necessidades especiais (pacientes portadores de necessidades especiais, como gestantes, idosos, deficientes físicos, deficientes mentais, pacientes do CAPS e da Funac)
– Clínico geral (diagnóstico diferencial, auxílio nas demais especialidades, auxílio em urgências e emergências)
– Radiologia odontológica (diagnóstico e auxílio às UBS’s)
– Prótese dentária (planejamento, reabilitação e confecção de prótese total)

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias