Férias

Hotéis de Barreirinhas têm 90% de ocupação

Período de férias combinado com uma programação cultural tornam Lençóis Maranhenses como principal ponto do turismo no estado.

Lençóis Maranhenses. Foto: Reprodução

Sites de reservas oficiais e de referência internacional apontam alta taxa de ocupação nas pousadas e hotéis de Barreirinhas, município situado na região dos Lençóis Maranhenses. A estimativa é para o período até 31 de julho, na alta temporada. Nos fins de semana, a taxa está acima dos 70%. E chega a atingir 90%.

A grande movimentação também é confirmada por representantes da rede hoteleira da cidade. Com o setor aquecido, os hotéis e pousadas se preparam para receber da melhor forma os turistas na temporada de férias.

Para quem busca descansar na natureza ou se aventurar em passeios radicais, o destino garantido é Barreirinhas e toda a extensão dos Lençóis Maranhense, que abrange os municípios de Santo Amaro, Humberto de Campos e Primeira Cruz.

“Isso aqui está enchendo de gente porque tem o que fazer para todos os gostos. Se você quer paz, sombra e água fresca tem. Se quer aventura nos passeios de barco e nas expedições, também tem. A nossa pousada está lotada até agosto. Não tenho como receber mais turistas”, diz Nelson Castro, gerente da Pousada Vitória dos Lopes.

Ele afirma que se preparou dando reforço na estrutura e que mais quatro quartos estão recebendo reparos para que todo mundo seja alojado com conforto. “A gente está terminando de fazer alguns ajustes para receber um grupo de pessoas que vem passar as férias. Não estamos mais recebendo reservas”, ressalta o gerente.

Divulgação

Assim como Nelson, o gerente da Pousada Buriti, Carlos Kerluylys, priorizou melhorias para atender ao público no seu estabelecimento. Com 85% das reservas já preenchidas, ele conta que um dos fatores para o aumento da procura tem sido a forte divulgação da cidade de Barreirinhas pelo Governo do Maranhão nos eventos.

“Neste ano os números ficaram positivos e melhoraram muito para gente. Melhoraram porque o Governo tem investido na divulgação do nosso destino, porque a população já superou o medo da crise e pela beleza ímpar que nossa cidade tem. Esses fatores reunidos nos ajudam a desenvolver muito o nosso turismo”, diz Kerluylys.

Na pousada e Restaurante São José, os 12 apartamentos disponibilizados já estão ocupados desde o início de julho. Por telefone, a recepcionista Telina Brito diz que a disputa pelos quartos começou em junho, quando o aumento pela busca disparou. “Começou o São João e com ele o telefone começou a tocar mais vezes. Eram os clientes buscando uma vaga para se hospedar. Em junho foi um bom número de hóspede, mas não tem igual a julho. Esse mês é que os turistas chegam de vez e ficam por mais tempo”, comenta.

O presidente da Associação Brasileira de Indústrias e Hotéis no Maranhão (ABIH-MA), João Antonio Barros Filho, diz que “a maioria dos turistas que frequentam o Nordeste tem como destino traçado praias, dunas e rios. E Barreirinhas proporciona isso de uma forma muito digna. A expectativa é muito boa para essas férias de julho na cidade”.

Para ele, os investimentos no Maranhão por parte do poder público têm sido extremamente importantes para que as regiões turísticas se desenvolvam. “Estamos melhorando a cada ano que passa. Esse ano já se pode notar um avanço. O caminho a ser trilhado é o do desenvolvimento. E é o que estamos vendo acontecer. Esses resultados serão melhores aindacom a construção da estrada Barreirinhas-Paulino Neves e a implantação do ferry para esta região”, completa João Antonio Barros.

Além das empresas da rede hoteleira citadas, a equipe do Governo do Maranhão ouviu ainda os representantes do Gran Lençóis Flat Residence, da Pousada Murici, da Pousada Igarapé, da Pousada Paraíso das Águas e da Pousada Jatobá. Todas a empresas informaram que estão com mais de 90% das reservas para o período até 31 de julho preenchidas.

Atrativos

Além dos encantos naturais de dunas, rios, lagoas e passeios radicais, um dos atrativos de Barreirinhas tem sido a 3ª edição do Mais Cultura e Turismo, que começa neste fim de semana, com o show do cantor Jorge Vercillo, às 21h deste sábado (07). No repertório o artista trará sucessos de todas as fases da carreira, como “Ela Une Todas as Coisas”, “Monalisa” e “Talismã sem Par”, além de canções inéditas do álbum mais recente, intitulado “Vida é Arte”.O Mais Cultura e Turismo é um programa é desenvolvido pelo Governo do Maranhão e executado pela Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur). A ideia é garantir aos moradores e turistas uma programação diversificada e gratuita.

O Mais Cultura e Turismo Lençóis Maranhense será realizado sempre às sextas e aos sábados e contará com cerca de 20 atrações. Além dos shows, a programação terá aulões de ritmos e zumba todas as manhãs e tardes de sábado e manhãs de domingo. Outra atração será o passeio lancha cultural e o espaço infantil comandado pela Companhia do Imaginário, sextas e sábados, a partir das 16h.

Programação Completa

08/07 (Sábado)
08h Aulão de Ritmos com Gil Zumba
16h Companhia do Imaginário (Espaço Infantil)
19h Dança Portuguesa Realeza de Lisboa do Grupo Caetés
19h30 Dança Country Coração de Peão da Cia Atos
21h Jorge Vercillo
22h Carlinhos Veloz
23h Kambada do Forró
Abertura e Intervalos Dj Júnior Pará
Passeio- Lancha Cultural (Turno Matutino e Vespertino)

09/07 (Domingo)
08h Aulão de Ritmos com Gil Zumba

2ª Semana

14/07 (Sexta-Feira)
16h Companhia do Imaginário (Espaço Infantil)
20h30 Tambor de Crioula Arte Nossa
21h30 Mano Borges
22h30 Tripa de Bode
Abertura e Intervalos Dj Speto
Passeio- Lancha Cultural (Turno Matutino e Vespertino)

15/07 (Sábado)
08h Aulão de Ritmos com Gil Zumba
16h Companhia Do Imaginário (Espaço Infantil)
18h Aulão de Ritmos Com Gil Zumba
20h30 Chorando Calado
21h30 Criolina
22h30 Cia Encantar
23h Boi Encantos dos Lençóis
Abertura e Intervalos Dj Speto
Passeio- Lancha Cultural (Turno Matutino e Vespertino)

16/07 (Domingo)
08h Aulão de Ritmos com Gil Zumba 3ª Semana21/07 (Sexta-Feira)
16h Companhia do Imaginário (Espaço Infantil)
20h30 Vira Jazz
21h30 Grupo Lamparina
22h30 Pepê Junior
23h30 Boi Pérola dos Lençóis
Abertura e Intervalos Dj Claudinho Polary
Passeio- Lancha Cultural (Turno Matutino E Vespertino)

22/07 (Sábado)
08h Aulão de Ritmos com Gil Zumba
16h Companhia do Imaginário (Espaço Infantil)
18h Aulão de Ritmos com Gil Zumba
20h30 George Gomes
21h30 Chico César
22h30 Raiz Tribal
Abertura e Intervalos Dj Claudinho Polary
Passeio- Lancha Cultural (Turno Matutino E Vespertino)

23/07 (Domingo)
08h Aulão de Ritmos com Gil Zumba

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias