Estrada nova

Recuperação das MA 201 e 202 melhoram o trânsito na região

As obras ainda não terminaram, mas a população já sente as mudanças positivas das novas estradas

Reprodução

A recuperação das Estradas de Ribamar (MA-201) e Maioba (MA-202) está prestes a ficar concluída e a população já sente no dia a dia as mudanças com a nova pavimentação nas duas rodovias. O trânsito flui melhor e os veículos trafegam com mais facilidade.

A partir de investimentos de R$ 11 milhões do governo do Maranhão para revitalizar um total 26,7 quilômetros de via, as obras incluem reconstrução de canteiro central, sarjetas, valetas, canaletas e meios-fios, além de serviços de drenagem. Conduzida pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), a intervenção usa a técnica conhecida como microrrevestimento em alguns pontos da pista, o que aumenta a vida útil do asfalto.

O taxista Delcino Canela,de 46 anos, trabalha em um ponto de táxi na Estrada de Ribamar e conta do impacto da obra para a região: “O asfalto novo melhorou muito as condições de tráfego”.

Delcino vê na revitalização da MA-201 uma continuidade da reestruturação do trânsito iniciada com as mudanças no Retorno da Forquilha. “A Forquilha também melhorou, cada dia vai melhorar mais. São obras que vieram para acompanhar o crescimento da população na Ilha”, diz.

Para o técnico de enfermagem Alan Diógenes, de 43 anos, a nova pavimentação na Estrada de Ribamar ajuda a eliminar gastos com manutenção de veículos. “Está bem melhor porque antes estava só buraco. Agora a gente consegue trafegar mais tranquilo”, afirma.

Melhorias na Maioba

Na Maioba, o cenário mudou totalmente. “Antes não tinha asfalto, era só mato. A gente andava no meio do mato”, diz a dona de casa Eliane Garcez, de 62 anos, referindo-se ao trecho da MA-202 próximo à casa dela.
Eliane mora há 40 anos no bairro São Pedro, uma das comunidades beneficiadas com a revitalização da Estrada da Maioba. “Uma dificuldade grande que a gente tinha era para ir à igreja à noite. Agora, com o asfalto, melhorou bastante”, relata.

Para o técnico de celular Java Garcez, de 26 anos, a construção de calçadas na estrada trouxe mais segurança para quem anda pela região. “Antigamente, a gente não tinha espaço para pedestre. A gente andava na beira da pista junto com os veículos, motos, bicicletas, tudo junto”, conta.

Java é pai do pequeno Cristian, de apenas três anos, que já frequenta uma escola perto de casa. “Com a calçada, ficou melhor para a gente levar e trazer nossos filhos da escola”, declara.

Previsão de entrega da obra

Outubro é o mês previsto para entrega das duas estradas prontas. A recuperação das estradas também prevê a manutenção de peças de sinalização horizontal, vertical e lateral, como tachas, tachões reflexivos, balizadores, marcadores de perigo e delimitadores.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias