DÍVIDAS

Prazo para o Refaz vai até 7 de julho

Com o Refaz, contribuintes podem quitar débitos de natureza tributária como IPTU, ISS, Alvará, ITBI, taxas, entre outros, de anos anteriores, com descontos de até 100%

Refaz 2015

Aumentar a arrecadação municipal com iniciativas que beneficiem a capital e também o contribuinte, é uma das prioridades da gestão municipal, desta maneira, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), prorrogou o prazo de adesão ao Programa de Recuperação de Créditos da Fazenda Municipal de São Luís (Refaz), até o dia 7 de julho.

Com o Refaz, contribuintes podem quitar débitos de natureza tributária como IPTU, ISS, Alvará, ITBI, taxas, entre outros, de anos anteriores, com descontos de até 100% nos juros e multas e facilidade no parcelamento das dívidas em até 48x com abatimentos proporcionais. O quantitativo arrecadado com o programa está sendo revertido em melhorias nas áreas da saúde, educação, serviços públicos, obras, saneamento básico e limpeza pública.

O Refaz, que está em vigência desde o dia 20 de fevereiro, até o fim do mês de maio, contava com mais de 10 mil adesões. Conforme orientações do prefeito Edivaldo, esta prorrogação tem como objetivo liquidar o máximo de dívidas de contribuintes com o município. Para o secretário municipal da Fazenda, diante do grande número de pedidos pela prorrogação, a Prefeitura decidiu estender o prazo para adesão.

“Diversas obras estão sendo concluídas em São Luís e são resultado da arrecadação do Refaz. Escolas, vias públicas e postos de saúde, entre outros, estão sendo reformados e passando por melhorias estruturais. A prorrogação se fez necessária diante dos bons resultados obtidos desde o início do programa e do pedido dos contribuintes para que o prazo fosse estendido para que mais pessoas pudessem aderir ao Refaz”, assinalou o titular da pasta.

Contribuintes 

O período de adesão ao Refaz encerrará no dia 7 de julho, com a expectativa de atender até 700 pessoas por dia. Para não perder a oportunidade de pagar suas dívidas anteriores com a Prefeitura, a advogada Jessyka Nunes, optou por aderir ao programa e pagar o alvará de funcionamento da sua empresa que estava em atraso, com desconto nos juros e multas.
“A iniciativa da Prefeitura é muito boa, com ela, nós podemos pagar nossos débitos em atraso e com desconto. E com o abatimento nos juros, vou pagar um valor que cabe no meu orçamento”, afirmou a advogada.

O aposentado Ubirajara Estrela também aproveitou os últimos dias de vigência do Refaz para fazer sua adesão. “Pensei que não conseguiria aderir, porque deixei para vir na última hora, mas a equipe do atendimento está empenhada em fazer máximo de atendimentos com qualidade. Parcelei meu débito em seis vezes e consegui desconto de 80%. Acho que todos que tem dívida com a Prefeitura deviam se regularizar, porque a oportunidade é muito boa”, disse.

Os cidadãos ludovicenses já estão percebendo os benefícios do Refaz para a cidade. A dona de casa Maria José Ferreira, percebeu que diversas obras estão sendo realizadas por São Luís e isso a incentivou a quitar seu débito com a Prefeitura. “Tinha algumas dívidas acumuladas e decidi pagá-las. Saber que a arrecadação está sendo voltada para melhorias em São Luís foi um incentivo a mais para que eu aderisse ao Refaz”, revelou Maria José Ferreira.

Para mais informações, o contribuinte deve comparecer a um dos postos de atendimento e/ou acessar o portal da Semfaz, no endereço eletrônico http://www.semfaz.saoluis.ma.gov.br/.

SAIBA MAIS
Formas de parcelamento
Pagamento à vista – desconto de 100% nos juros e multas;
Parcelamento em até 6x – desconto de 80% nos juros e multas;
Parcelamento de 7x a 12x – desconto de 60% nos juros e multas;
Parcelamento de 13x a 24x – desconto de 40% nos juros e multas;
Parcelamento de 25x a 36x – desconto de 20% nos juros e multas;
Parcelamento de 37x a 48x – desconto de 10% nos juros e multas.

Documentos necessários para adesão
Para quitar suas dívidas, o contribuinte deve estar atento aos documentos necessários para aderir ao Programa, no ato da adesão, o mesmo deverá apresentar:
Pessoas jurídicas – Contrato social da empresa, número do CNPJ, carteira de identidade e CPF dos sócios (se houver) e um responsável para assinar o contrato.
Pessoas Físicas – Cópia de documentos pessoais – Carteira de Identidade e CPF.

Postos de Atendimento
Foram disponibilizados três postos de atendimento possibilitando que o maior número de cidadãos com débitos com o fisco municipal, possam quitar suas dívidas:
– Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz) – Avenida Kennedy, no° 1455, Bairro de Fátima; de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h;
– Viva – Avenida Beira Mar (antigo Casino Maranhense); de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h;
– Procuradoria Fiscal – Rua do Sol, nº 83, Centro – Aos cidadãos com débitos inscritos em dívida ativa, atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias