Economia

Maranhão deverá ter safra de grãos 113% maior em 2017

Safra de grãos no estado deverá ser de 4.607 mil toneladas

Reprodução

O Maranhão deverá ter uma produção recorde de grãos em 2017, ultrapassando o recorde de 2014, de 4.117 mil toneladas. É o que apresenta a Nota de Agricultura Maranhense, divulgada pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), divulgada nesta quarta-feira (14). Os dados estão no site http://imesc.ma.gov.br/portal/Post/view/30/162

De acordo com os dados do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Ibge), os estudos referentes a maio deste ano, sugerem que a safra de grãos no Maranhão deverá ser de 4.607 mil toneladas, maior em 113,0% em comparação com a safra de 2016.

A produção de soja deverá registrar o equivalente a 2.491 mil toneladas este ano. Na região Sul do Maranhão, o período chuvoso é de seis a sete meses, o que permite aos produtores realizarem uma safra por ano, mas alguns deles já pensam no desafio de realizar duas safras por ano.

Em relação à cultura do arroz, a produção estimada para este ano permaneceu constante com 258 mil toneladas. Quanto às demais culturas de base familiar, como o feijão e a mandioca, a estimativa também segue positiva. No caso da cultura do feijão, a estimativa para maio aponta produção de 46 mil toneladas. Para a cultura da mandioca, a expectativa é que se produza 1.334 mil toneladas este ano.

A produção de milho foi revisada para baixo, com queda de 13,3% em relação ao mês anterior, o que representa uma perda de 252 mil toneladas e impactou significativamente na estimativa do mês corrente. Segundo o economista do Imesc, Anderson Silva, o resultado se deve à redução na área destinada à colheita de 0,8% (cerca de 3,8 mil hectares). “Acontece em decorrência da falta de chuvas no período do plantio da safrinha, que desestimulou os produtores no município de Balsas”.

“Na ocasião, os produtores de milho optaram por plantar sorgo, o que resultou em um aumento na área plantada deste grão em 193,1%, gerando um acréscimo de 60,5 mil hectares”, apontou Anderson Silva. Em oito municípios maranhenses cultivam o sorgo, sendo que Balsas e Tasso Fragoso respondem por cerca de 64% da produção do estado, o primeiro com 34% e o segundo com 30%.

Nota de Agricultura Maranhense

A Nota de Agricultura Maranhense é um dos produtos do Boletim de Conjuntura Econômica, uma publicação trimestral do Imesc. Tem entre suas metas fazer uma discussão prévia dos resultados do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgado mensalmente pelo Ibge.

O LSPA trabalha com previsão e acompanhamento das safras dos principais produtos agrícolas, por intermédio das Comissões Municipais e Regionais de Estatísticas Agropecuárias que, por sua vez, são consolidadas para o nível estadual pelos Grupos de Coordenação de Estatísticas Agropecuárias (GCEA).

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias