Educação

Mais de 80 mil estudantes participam de Simuladão

Ação faz parte do Plano Mais Ideb para elevar os indicadores educacionais maranhenses e será realizado nesta segunda (12) e terça-feira (13) em 19 Unidades Regionais de Educação

Reprodução

Com parte das ações estratégicas do Plano Mais Ideb, que visa elevar os indicadores educacionais maranhenses, o governo do estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realiza, nesta segunda-feira (12) e terça-feira (13), o primeiro ‘Simuladão Mais Ideb’, para 81.300 estudantes do 3º ano do Ensino Médio, das escolas da rede estadual de ensino, localizadas nas 19 Unidades Regionais de Educação (URE`s).

O objetivo é diagnosticar as aprendizagens e habilidades apresentadas em formas de descritores por meio da Matriz de Referência da Avaliação Nacional do Rendimento Escolar. Serão elaborados boletins de desempenho por escolas e, como forma de estímulo, as unidades que alcançarem a meta estipulada pelo Governo do Estado serão premiadas.

Nesta segunda-feira (12), o simulado será aplicado apenas nas escolas da URE de São Luís. Na terça será a vez das demais URE`s. Além deste, serão realizadas outros dois simulados, nos meses de agosto e outubro, envolvendo também estudantes do 1º e 2º anos do Ensino Médio. “Serão simulados que irão ajudar tanto para o Ideb, evidentemente, mas também servem para preparar nossos alunos para o Enem [Exame Nacional do Ensino Médio]”, explicou Felipe Camarão.

Os simulados irão avaliar as habilidades de leitura, interpretação textual e resolução de problemas, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. “Após esse primeiro simulado, vamos ter uma prévia para que em agosto, após as férias, iniciemos todo um trabalho em cima do resultado, a partir de um diagnóstico mais específico”, ressaltou a coordenadora do Comitê Executivo do Mais Ideb, Silvana Machado.

Mais Ideb

Instituído pelo Governador Flávio Dino em março de 2017, o Mais Ideb é o plano de ações estratégicas que visa a qualidade educacional maranhense expresso na elevação dos indicadores. O programa tem como eixos principais a formação de professores, o acompanhamento pedagógico do rendimento/fluxo escolar e a elevação da aprendizagem do estudante.

Os índices do Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica] são aferidos de dois em dois anos e, no Maranhão, apresentaram estagnação na nota 3,0 de 2009 para 2011 e queda para 2,8 de 2011 para 2013. O número voltou a subir no primeiro ano da gestão Flávio Dino (de 2,8 para 3,1 de 2013 para 2015) e as metas do Governo do Estado, com as ações estratégicas, são que ele continue subindo, em ritmo cada vez mais acelerado, até 2021.

“O governo do estado está desenvolvendo ações do Mais Ideb em todo o estado do Maranhão de qualificação, de formação dos professores, envolvendo os estudantes, realizando simulados, e ações nos 217 municípios para que no próximo ano o nosso índice no Ideb seja qualificado, incrementado e a gente possa alcançar patamares melhores”, enfatizou o secretário de Educação, Felipe Camarão.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias