Enem

Maranhenses podem ter bonificação para ingressar na UFMA

Proposta foi discutida em reunião entre deputados e a reitora da Ufma. Estudantes maranhenses receberiam um bônus em sua pontuação do Enem para entrar na faculdade

Reprodução

Deputados participaram de reunião com a Magnífica Reitora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Nair Portela, para tratar sobre a possibilidade de se implantar a bonificação para alunos maranhenses, a fim de facilitar o ingresso, sobretudo, nos cursos mais concorridos.

Estiveram presentes também a Pró-reitora de Ensino, Profa. Douravam Câmara; a diretora do Departamento de Ensino e Graduação, Profa. Conceição Moura; o procurador federal da Advocacia-Geral da União, Durval Fonseca; o assessor de Relações Internacionais da UFMA, Allan Kardec; além dos deputados Wellington do Curso (PP), Marco Aurélio (PCdoB), Levi Pontes (PCdoB) e Bira do Pindaré (PSB).

Ao defender a proposta, Wellington destacou que o objetivo não é interferir na autonomia da Universidade, mas sim garantir que os alunos da Federal do Maranhão sejam, principalmente, do próprio Maranhão e não de outros estados.
“Atualmente, a maioria dos estudantes de medicina, por exemplo, da UFMA não são maranhenses. São alunos do Sul, por exemplo. Após a conclusão do curso, os acadêmicos voltam para seu estado de origem e nós, aqui do Maranhão, ficamos sem médicos, por exemplo. Como educador, eu sei dos desafios que ainda precisamos superar. Por isso, defendemos esse projeto de bonificação que facilita o ingresso na Federal, priorizando o estudante maranhense. Tal modelo já foi implantado e funciona com excelência em diversas Universidades Federais, como a exemplo a UFPA – Universidade Federal do Pará – e a UFPE – Universidade Federal de Pernambuco. O objetivo é defender nossos alunos maranhenses e garantir o acesso ao Ensino Superior”, disse Wellington.

O Projeto da Bonificação passou pela Consulta que resultou na análise de constitucionalidade que foi feita pelo ex-juiz e, atualmente, advogado Márlom Reis, resultando em parecer favorável à proposta.

“Não há vedação legal quanto a essa questão. Fica aqui a demonstração com base na Constituição de que isso, na realidade, busca garantir a isonomia sob a perspectiva material e não apenas de acordo com uma interpretação isolada da lei”, afirmou o advogado.

Como um dos encaminhamentos da reunião, ficaram agendadas 03 audiências, uma em Imperatriz; outra em Pinheiro e, uma terceira, em Imperatriz. O objetivo é expressar o clamor social que reveste tal projeto ao Conselho Universitário da UFMA, que tem a competência para legislar quanto às normas internas da Universidade.

Como funciona?

Caso seja aceito, o projeto objetiva bonificar os alunos oriundos do Maranhão. Por exemplo, se a bonificação estabelecida for de 10% sobre o valor das notas obtidas regularmente, caso a média do aluno seja de 600 pontos no Enem, para fins de inscrição na UFMA, sua média passará a ser de 660 (com a bonificação de 10%), o que priorizará sua inscrição ante os estudantes de outros estados.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias