Ataque em Viana

Índios Gamela reclamam de ameaças desde 2015

Representantes indígenas publicaram uma nota em outubro de 2016 relatando todas ameaças e “ataques” de fazendeiros sofridos por eles

Reprodução

Os representantes dos índios gamela reclamam de ameaças e ataques por parte dos fazendeiros desde 2015 na região do município de Viana.

Em nota divulgada em outubro de 2016, assinada por Zilmar Mendes, liderança do Quilombo Charco-Juçaral, em São Vicente de Ferrer, os indígenas listaram todos os pequenas ataques sofridos desde dezembro de 2015.

“Com preocupação e indignação nos dirigimos aos homens e mulheres de boa vontade para apresentar o que segue: há meses várias lideranças do Povo Indígena Gamela, do estado Maranhão, vem sendo ameaçadas de morte desde que tomamos a decisão de retomar nossas terras tradicionais às quais pertencemos”, afirma a nota.

A primeira ocorrência listada foi em 2 de dezembro de 2015, quando uma pessoa desconhecida em um carro disparou tiros de pistola em direção ao acampamento dos indígenas. Segundo a nota, o fato foi registrado na Delegacia de Viana, inclusive contendo as capsulas das balas.

Desse período até fevereiro de 2016, foram registradas ameaças de morte feitas pelo fazendeiro José Manoel Penha, conhecido como “Castelo” em duas ocasiões. Na última ameaça, Castelo relatou a ocorrência de uma reunião entre fazendeiros na cidade de Viana para tratar do que chamam de invasões. Uma das soluções apoiadas pelo grupo seria matar lideranças indígenas.

As gravações foram enviadas ao Secretário Estadual de Segurança Pública e ao Superintendente de Polícia Civil do Interior, bem como foram entregues as gravações. Também foram registradas na Superintendência da Policia Federal, no Maranhão

Segundo os indígenas houveram outras ameaças, inclusive prometendo um “banho de sangue” e disparos de pistola no último dia 21 de agosto de 2016. Dois meses antes do manifesto ser publicado.

“Em todas as ameaças são repetidos os nomes das lideranças Antonio de Marcírio, Jaleco, Inaldo, Jaldo, Kaw, Mandioca, Foboca, Zé Oscar, ‘Seu’ Duca, Carrinho. As informações que chegam a nós, dão conta da existência de uma articulação entre fazendeiros dispostos a financiarem a execução das referidas lideranças”, completou.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias