TALENTO NO TATAME

João Vitor se prepara para disputa estadual

Apesar de ter apenas 18 anos, o atleta já possui um currículo invejável nos 13 anos que pratica judô

Judô
Líder do ranking maranhense sub-21 de judô, João Vitor Serra se prepara para conquistar o Campeonato Maranhense da modalidade pela nona vez, após vencer a Copa Internacional de Fortaleza no começo do mês.
Apesar de ter apenas 18 anos, João Vitor já possui um currículo invejável nos 13 anos que pratica judô. Segundo contagem do próprio atleta, já são 78 medalhas conquistadas, sendo 52 de ouro nesse período.
Mesmo não tendo recebido ainda a faixa preta, o judoca não tem problema de enfrentar atletas mais experientes tanto de judô quanto de idade. Em 2015, João Vitor passou a lutar entre atletas sub-21 e, portanto, enfrentando lutadores mais velhos que ele.
“Conquistei o título brasileiro por regiões na classe sub-21 em meu primeiro ano contra atletas de renome internacional. Isso me fez ver que minha trajetória como judoca poderia ser levada mais a sério e me dediquei o restante do ano para isso”, afirmou.
João Vitor enfrenta o mesmo problema de vários atletas maranhenses, que é a falta de apoio financeiro de patrocinadores. Por conta disso, o judoca teve que adiar o exame de faixa e também deixou de participar de algumas competições em outros estados.
O atleta maranhense tem planos ambiciosos para sua carreira e acredita que com muito trabalho duro e treinamento pode chegar a integrar a delegação do Brasil em competições como Jogos Olímpicos e Mundial de Judô.
“Eu desejo ser um integrante da Seleção Brasileira, planejo
mais medalhas em campeonatos nacionais e internacionais, buscarei estágios em circuitos europeus e sonho sim com disputa das Olimpíadas e Mundial”, analisou.
Para isso, João Vítor treina quase diariamente com o mestre José Emílio Santos Moreira, de 71 anos, e um dos poucos do Nordeste a ser graduado como 7º DAM. E o jovem fala com muita reverência do papel do sensei em sua vida.
“O professor Emílio participou ativamente na minha vida nos últimos cinco anos, ajudando com as decisões, enfrentando problemas e me aconselhando.
Ele já viveu muito o judô e na vida política do Brasil e tenho honra de dizer que ele fez parte do meu caminho”, concluiu.
O Campeonato Maranhense na categoria sub-21 será realizado no Ginásio Paulo Leite a partir do dia 5 de dezembro de 2015.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias