BEM ESTAR

Distúrbios do sono podem ser tratados pela Odontologia

Tratamento por meio da Odontologia do Sono é um dos caminhos mais procurados há alguns anos no Maranhão

Foto: Honório Moreira / O Imparcial.


Honório Moreira / O Imparcial

O tempo de tratamento depende do grau do caso de cada paciente e também da colaboração dele

Ronco, apneia do sono, bruxismo. Estes são uns dos grandes distúrbios durante o sono que causam vários males a saúde como mau humor, sonolência durante o dia, falta de memória, entre outros fatores. Durante alguns anos, maranhenses tem procurado tratamento por Meio da Odontologia do Sono como um caminho a fim de melhorar também a qualidade de vida.
Foto: Honório Moreira / O Imparcial.


Honório Moreira / O Imparcial

Eunisse dos Santos, especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares – Clínica Árvore da Vida

Eunisse dos Santos é especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares, da clínica Árvore da Vida, situada no bairro Renascença II, e atende, em média 80 pacientes com estes problemas. De acordo com ela, o ronco é um sinal de que o sono não está sendo pleno. Acompanhado da apneia (parada respiratória), os transtornos são ainda maiores. Muitas causas podem estar envolvidas nesse processo.

“O dentista com o treinamento especializado é um profissional habilitado para intervir em determinadas fases desse processo, através de aparelhos bucais específicos que melhoram a passagem do ar pelas vias aéreas superiores mudando a qualidade e expectativa de vida do paciente. Outros aparelhos também melhoram o hábito do bruxismo e ranger dos dentes durante a noite”, explica.
O tratamento é classificado pela médica especialista como multidisciplinar, pois “são vários os profissionais da saúde que pode estar envolvidos durante o processo, por exemplo, se uma das causas do ronco é o sobrepeso, o paciente também fará acompanhamento com o médico nutricionista. Podem também participar do processo de cura, fonoaudiólogo, otorrinolaringologista, enfim, depende do caso”, esclarece.
Para realizar o diagnóstico é solicitado o exame feito por polissonografia. Eunisse explica que este tipo de exame é realizado em uma clínica especializada, durante uma noite de sono do paciente. Após o diagnóstico (apneia leve, moderada ou severa, por exemplo), é que será iniciado o tratamento.
“O tempo de tratamento depende do grau do caso de cada paciente e também da colaboração dele. É importante que ele mude seus hábitos de vida para que seu sono melhore, bem como sua qualidade de vida. E mudar hábitos é algo gradativo e que exige esforço, além do acompanhamento médico. Muitas vezes, as pessoas não dão o valor necessário que uma boa noite de sono merece”, conclui.
Saiba mais
A odontologia do sono é uma área da odontologia que permite ao dentista atuar no tratamento dos distúrbios do sono relacionados problemas respiratórios durante o sono como ronco e apnéia obstrutiva do sono (SAOS) e a síndrome da resistência das vias aéreas superiores (SRVAS) e os distúrbios do sono relacionados ao sistema mastigatório que sao o Bruxismo do Sono e a Dor Orofacial que ocorre durante o sono ou durante a vigília mas que tem origem no sono. Já o dentista do sono é o profissional que deve ter treinamento especializado em prótese dental e de todo o funcionamento do sistema mastigatório, da oclusão dental, dos problemas e dos tratamentos relacionados com a Dor Orofacial e a Disfunção da ATM (Articulação Temporomandibular).
Além disso, o dentista do sono deve ter amplo conhecimento sobre os distúrbios do sono relacionados à Odontologia e à Medicina do Sono, para poder, juntamente com o médico do sono, discutir o melhor plano de tratamento para os pacientes. Também é preciso conhecer, realizar, saber monitorar e controlar os diversos tipos de aparelhos e placas ou dispositivos intra-orais para tratamento do ronco, da apneia do sono e do bruxismo do sono e da disfunção da ATM.
Existem mais de 80 tipos de desordens do sono. As mais comuns, e que estão relacionadas à Odontologia do Sono, são o ronco, a apneia do sono o bruxismo do sono e a dor de cabeça do sono ou dor orofacial relacionada ao sono.
O cirurgião-dentista do sono, juntamente com o médico do sono, tem um papel fundamental no diagnóstico e tratamento dessas desordens. O diagnóstico começa por um exame clínico e físico do paciente, numa primeira consulta, onde vários aspectos da pessoa são analisados.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias