Serviços Parados

Greve prejudica andamento de obras das Olimpíadas Rio 2016

O motivo da greve é a reivindicação de um reajuste de 8,5% no salário dos trabalhadores e também melhora nos benefícios

Faltando um pouco menos de um ano e três meses para o início das Olimpíadas de 2016, a organização dos Jogos tem mais um problema para resolver. O Sindicato dos Trabalhados nas Indústrias da Construção Pesada (Sitraicp) anunciou greve nesta segunda-feira, e os mais de 12 mil trabalhadores do setor que participam de obras diretas e estruturais para o evento paralisaram suas atividades.
Obras paradas no Parque Deodoro-RJ
O motivo da greve é a reivindicação de um reajuste de 8,5% no salário dos trabalhadores e também melhora nos benefícios, como de R$ 310 para R$ 350 na cesta básica. A paralisação não é total, e o Sindicato é obrigado a manter 30% do efetivo em setores essenciais das obras, como os que garantem segurança ao patrimônios públicos e empresariais.
A greve deve durar no mínimo até esta sexta-feira, para quando está marcada uma audiência no Tribunal Regional Trabalhista do Rio de Janeiro (TRT-RJ), envolvendo representantes legais dos trabalhadores e dos patrões.
As principais obras nos quais os trabalhadores da categoria se concentram são o Estádio Engenhão, o Parque Olímpico de Deodoro, a Linha 4 do Metrô, o Aeroporto do Galeão e o Sistema TransBrasil.
Enquanto algumas concessionárias, como a RioGaleão, responsável pela reforma do Aeroporto, negaram que de fato 70% do efetivo de trabalhadores da construção pesada tenham parado e que os cronogramas normais serão mantidos, outras esperam a resolução rápida do impasse. O Consórcio Engenhão e a Concessionária Porto Novo, por exemplo, ressaltaram que cumprem as legislações trabalhistas, mas que esperam que a situação seja definida para que as operações normais sejam retomadas.
Explosão na Zona Sul gera atenção nas obras do Metrô
Na manhã da última segunda-feira (18), uma explosão em um prédio residencial em São Conrado feriu cinco pessoas e deixou o Rio de Janeiro em alerta. O incidente, provavelmente motivado por um vazamento de gás, se deu em área próxima às obras da Linha 4 do Metrô, que fazem parte da base estrutural para as Olimpíadas. Alguns moradores chegaram a pensar que o forte barulho teria vindo da reforma do sistema metroviário, na qual as atividades foram paralisadas momentaneamente, mas logo voltaram ao ritmo normal.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias