Política · MEIO AMBIENTE

V Congresso Ambiental reúne especialistas em São Luís e terá ‘Carta Compromisso do Maranhão’

Documento reunirá diretrizes para governos, tribunais de contas e órgãos ambientais de todo país, consolidando propostas debatidas durante congresso na capital maranhense

Congresso vai propor caminhos para fortalecer  gestão sustentável no país (Foto: João Pedro Castro)
Congresso vai propor caminhos para fortalecer gestão sustentável no país (Foto: João Pedro Castro)

Antes mesmo de ocupar o centro das discussões globais sobre mudanças climáticas, o Maranhão já reunia em seu território alguns dos maiores desafios e potencialidades ambientais do país. Entre a floresta amazônica, as chapadas do Cerrado, os manguezais que formam uma das mais extensas áreas costeiras do Brasil e as zonas de transição para a Caatinga, o estado tornou-se uma espécie de laboratório natural para compreender os impactos das transformações climáticas e a necessidade de conciliar desenvolvimento econômico, preservação ambiental e justiça social.

Foto: João Pedro Castro

É nesse cenário que São Luís recebeu, nessa segunda-feira (22) e na terça-feira (23), o V Congresso Ambiental dos Tribunais de Contas (V CATC), considerado um dos mais importantes fóruns nacionais de debate sobre governança ambiental.

O encontro reunirá representantes dos tribunais de contas brasileiros, pesquisadores, especialistas, estudantes, gestores públicos e integrantes da sociedade civil para discutir soluções capazes de fortalecer as políticas ambientais em todo o país. Ao final do congresso, será assinada a Carta Compromisso do Maranhão, documento que reunirá diretrizes destinadas às esferas federal, estadual e municipal, além de recomendações para tribunais de contas, órgãos ambientais e gestores públicos brasileiros. 

Um instrumento de referência para orientar ações

A expectativa dos organizadores é que a carta se transforme em um instrumento de referência para orientar ações concretas de enfrentamento aos desafios climáticos, promovendo maior integração entre fiscalização, planejamento e execução de políticas públicas ambientais.

Durante entrevista ao programa O Imparcial Entrevista, da rádio online de do jornal O Imparcial, o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA), Daniel Brandão, destacou que o evento ocorre em um momento decisivo para o Brasil e para o próprio Maranhão. Segundo ele, os efeitos das mudanças climáticas deixaram de ser uma preocupação futura para se tornarem uma realidade presente, exigindo respostas cada vez mais rápidas dos governos e das instituições de controle.

Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos: