ARTE CÊNICAS

Aumenta a procura por cursos de teatro no Maranhão

O estado apesar de possuir atores talentosos, muitos ainda têm medo de se arriscar na área. São Luís oferece boas opções para quem quer investir na carreira

No Maranhão existem importantes teatros, o mais conhecido é o Arthur Azevedo que fica localizado na Rua do Sol e é um importante símbolo cultural da capital. Os teatros são palco de manifestações cênicas e shows musicais, ambientes que despertam diferentes tipos de sentimentos e emoções.
A cada ano aumenta o número de apaixonados por arte cênica. Alguns querem trabalhar profissionalmente, outros fazem uso da habilidade para diversão. Contudo, todos querem estar no palco.
Teatro
Segundo o assessor do Teatro Arthur Azevedo, Mario Ferreira, o projeto ‘Núcleo, Arte e Educação’ tem contribuído muito para esse aumento. “O número de pessoas que vêm ao teatro assistir as peças varia muito da produção e dos atores que irão apresentar. Aqui no teatro, tem um projeto chamado ‘Núcleo, Arte e Educação’ que visa despertar o desejo dos alunos em atuar. A procura é tão grande que temos que fazer seleção. O projeto não é uma formação, é só um aprendizado, ressalta”.
Em São Luís, escolas como o InCena e o Cacem são procuradas diariamente, pois no final do curso, os atores recebem seus DRT (Registros de Atores Profissionais) com o intuito de se formar atores.
Josué Costa

De acordo com o professor de Teatro, Josué Costa, a procura é por conhecimento e os alunos querem aperfeiçoar suas técnicas. “Não existe um bom ator, existe aquele que estuda. Tenho alunos de três a oitenta anos e todos com vontade de aprender bastante. O conhecimento é constante, e eu costumo dizer que a preparação do ator é a soma de trabalho do cotidiano, de todas as vivências. Quanto mais você investiga, se joga no trabalho, mais você consegue atuar bem, com muita emoção, com a verdadeira emoção cênica” concluiu.

Juliana Raite, 29 anos, é advogada e faz teatro há três anos disse que procurou o teatro por satisfação pessoal e paixão.
Teatro

Técnicas teatrais vindas de outros estados são bem vindas e os atores apreciam. A preparadora de elenco e diretora Bia Oliveira esteve recentemente em São Luís fazendo uma investigação cênica com atores profissionais e amadores.

Bia ressaltou que no Maranhão existem muitas pessoas talentosas, mas poucas têm coragem de embarcar nesse sonho. “O desejo de ser ator é muito grande, está em todo mundo, todos gostam, mais nem todo mundo se arrisca, porém aqui existe um lugar onde o ator é acolhido e é estudado, a escola de teatro. Para mim um bom ator é aquele que se joga numa piscina de pregos, aquele que embarca no seu sonho, que está no caminho e mesmo assim, diz que não sabe nada, que está estudando 24h por dia, principalmente aquele que gosta de estar no palco”.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias