Maranhão chega a 77 mil pessoas recuperadas da Covid-19
O número de profissionais da área de saúde recuperados da doença aumentou para 2.551

© REUTERS/Thomas Peter/Direitos Reservados
Os dados mais recentes da Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES), divulgados neste domingo (12), informam que o Estado chegou a 77.815 pessoas recuperadas da Covid-19.
Leia também:
- Maranhão registra mais 554 casos confirmados de Covid-19 em 24h
- Sirius: acelerador de elétrons revela detalhes do novo coronavírus
- Pacientes com coronavírus deverão ser atendidos em unidades “100% Covid” no Maranhão
O número de profissionais da área de saúde recuperados aumentou para 2.551. No estado, 18.674 pessoas estão com o vírus ativo, conforme os dados da SES.
Ainda de acordo com os dados, o Maranhão realizou um total de 208.644 testes para diagnóstico da covid-19. Destes, 108.763 foram descartados e seguem suspeitos 6.653 casos.
Recuperados
Uma paciente de 106 anos recebeu alta e se tornou a pessoa mais idosa a superar Covid-19 no Maranhão. Luiza Ferreira Alves é moradora do bairro Maiobão e foi hospitalizada com rebaixamento de nível de consciência, dores nas costas e cansaço. A notícia deixou os familiares em choque, já que por conta da idade e pelo diagnóstico de hipertensão, ela faz parte do grupo de risco da doença.
Após ter alta da UPA de Paço do Lumiar, dona Luiza renasceu. Já em casa, a idosa foi recepcionada pelos vizinhos e familiares, com palmas e foguetes. Para os maranhenses, a cura de Luiza Ferreira Alves e outros tantos idosos que superaram a doença traz esperança.
Outra pessoa recuperada da doença no Maranhão foi a dona Raimunda Ildefôncia, de 104 anos. No prontuário, Raimunda Idelfôncia Pereira Pimenta foi diagnosticada com insuficiência respiratória severa e considerada muito grave, com mais de 50% de acometimento no pulmão. Depois de 16 dias na Unidade de Pronto Atendimento, onde precisou ser intubada, foi transferida para o Hospital Regional Materno Infantil no dia 23 de maio.
Sob muitos aplausos da equipe de profissionais, ela deixou o hospital no dia cinco de junho para seguir o acompanhamento em casa e, na saída, foi recebida pelos parentes com flores.
O número atual de casos confirmados da doença no estado é 98.952. Dos novos casos, 82 são da Ilha de São Luís, 15 de Imperatriz e 457 das demais regiões.
Em relação ao número de pessoas ativas com o vírus (18.674), 17.962 estão em isolamento domiciliar, 389 internados em enfermaria e 323 em leitos de UTI.
Nas últimas 24h, a SES contabilizou 37 novos óbitos. Agora, o estado possui um total de 2.463 mortes por conta da doença.