SAÚDE

Pacientes com coronavírus deverão ser atendidos em unidades “100% Covid” no Maranhão

O processo para redirecionar leitos que atendiam pacientes com o novo coronavírus para atender outras especialidades já foi iniciado

Foto: Divulgação

Durante coletiva realizada na manhã desta sexta-feira (10), o governador informou que de acordo com os dados epidemiológicos do estado, pacientes diagnosticados com o novo coronavírus devem ser direcionados para hospitais especializados no tratamento da doença.

Segundo o governador, a ação deve ocorrer de forma gradual, mas a tendência é que sejam unidades “100% Covid”.

Flávio Dino disse que o processo para redirecionar leitos que atendiam pacientes com o novo coronavírus para atender outras especialidades já foi iniciado. “Nosso desejo é que em São Luís nós concentremos os pacientes de coronavírus nas unidades 100% Covid-19. O hospital de campanha, HCI, Genésio Rêgo, Raimundo Lima, são unidades 100% covid. Podemos concentrar também na cidade de Imperatriz, esperamos que seja possívelm, mas é um processo gradativo”, afirmou o governador.

Aulas

O governador falou que tem acompanhado a preocupação das famílias sobre o reinício das aulas presenciais, que está previsto para o mês de agosto.

Flávio Dino pediu que pais e responsáveis procurem as direções das instituições para tendo como base os indicadores sanitários para definir possivelmente uma nova data. Contudo, o governador falou que a data continua mantida e até o fim de julho deve anunciar a decisão final.

Quanto a realização de testes no retorno às aulas, o governador afirmou que o Secretário Estadual de Saúde, Carlos Lula, está buscando junto ao Ministério da Saúde aquisição de novos testes, além de anestésicos e outros insumos.

“Estamos buscando aquisição centralizada de mais testes. Os que já temos testes estão sendo aplicados no serviço público para proteger os servidores, suas famílias e os usuários. E essa é uma tendência, caso haja a retomada da aulas, que esse processo de testagem vá para as escolas e com isso consigamos ter o máximo de prevenção possível”, afirmou.

Prevenção

O governador informou que a intenção é manter ainda a situação de estabilidade da doença, mas faz um alerta para que a população não descuide das regras sanitárias, para que não seja necessária a edição de novas restrições no estado.

“Precisamos reforçar a vigilância quanto ao cumprimento das medidas sanitárias que são obrigatórias, para que não haja nenhum passo atrás nessa compatibilidade entre um certo nível de compatibilidade econômica e proteção à saúde da população”, informou Dino.

Coronavírus no Maranhão

Segundo informações do boletim epidemiológico, divulgado nesta quinta-feira (9), pela Secretária de Saúde do Maranhão (SES), o estado tem 95.323 casos confirmados de coronavírus e 2.357 óbitos.

Nas últimas 24h, foram registrados 33 novas mortes e 2.384 casos de Covid-19. O interior do estado contabilizou 2.216 novos casos, Imperatriz registrou 59 e a Ilha de São Luís teve 109.

Também segundo o boletim, dos mais de 95 mil casos confirmados, 19.119 ainda estão ativos. Desses, 18.325 estão em isolamento domiciliar, 458 internados em enfermaria e 336 em leitos de UTI.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias