Negócios

Produção de cachaça maranhense em debate

Qualidade, mercado e certificação da bebida estão entre os temas em debate no I Seminário Estadual da Cachaça Maranhense de Alambique, em Santo Antônio dos Lopes

Reprodução

O Maranhão é um dos estados brasileiros que vem se destacando na produção de cachaça. A participação da cachaça artesanal vem crescendo no ranking dos produtos que se destacam no cenário do agronegócio maranhense e despertando a atenção do mercado nacional e internacional, mas não como commodity, a exemplo dos grãos de soja e milho e sim como bebida gourmet.

Adensamento da cadeia produtiva da cachaça, regularização de produtores e estratégias para o fortalecimento do mercado de bebidas destiladas feitas à base de mandioca ou de cana de açúcar são muito produzidas em diversas regiões do estado, segundo o presidente do Sindibebidas, Francisco Rocha. Uma das primeiras iniciativas que o setor tem investido, é  profissionalizar e dar competitividade à produção local e à regularização de produtores.

Francisco Rocha explicou que o segmento vem passando por uma mudança no perfil do consumidor, que está cada vez mais sofisticado, seletivo e exigente quanto à qualidade, sendo reconhecido com premiações importantes dentro e fora do país e a cachaça maranhense vem atendendo às exigências dos mais requintados paladares, com a participação e destaque nos maiores eventos, como no caso da 29ª Expocachaça 2019, considerada a vitrine mundial da cachaça que acontecerá no de 06 a 09 junho, na Expominas em Belo Horizonte (MG).

O Imparcial listou cinco cachaças genuinamente brasileiras e orgulhosamente maranhenses que estão ganhando destaque nacional. Confira:

Próxima »1 / 6
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias