DESASTRE AMBIENTAL

Operação “resgate” tenta evitar naufrágio de navio na costa maranhense

Ainda não foi divulgada a quantidade de minério e de combustível com que o navio foi carregado, mas a embarcação tem capacidade de 300 mil toneladas de minério

Divulgação

Conhecidas como as embarcações mais eficientes do mundo, os navios da classe Valemax foram construídos para contribuir com o meio ambiente, pois emitem menos gases dos seus motores, carregam mais cargas e são mais velozes.

Mas parece que o gigante MV Stellar Banner, que é da primeira geração dos Valemaxes, pode deixar um legado de destruição ambiental na costa da capital maranhense, caso naufrague e sua carga seja despejada no mar.

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A Polaris, empresa sul-coreana proprietária do MV Stellar Banner revelou em nota, que um dos tanques sofreu alguns danos, mas ressaltou que todos os porões de carga se encontram intactos e que a situação está sob controle. O navio tinha como destino o porto de Qingdao, na China, onde era esperado para chegar no dia 4 de abril.

Ainda não foi divulgada a quantidade de minério e de combustível com que o navio foi carregado, mas a embarcação tem capacidade de 300 mil toneladas de minério.

Em caso de um naufrágio ou rompimento do casco, e se a embarcação estiver com a capacidade máxima em seus porões, cerca de 300 mil toneladas de minério podem ser despejadas no fundo da Baía de São Marcos.

Essa quantidade de minério é suficiente para a fabricação de 300 mil carros populares. Além do minério, o combustível (óleo) também pode derramar no mar e causar um desastre ambiental.

Contato com o fundo do mar

A embarcação entrou em contato com o fundo do mar depois de partir do porto da Ponta da Madeira às 21h30, do dia 24 – última segunda-feira. O armador da embarcação destacou que todos os membros da tripulação estão seguros e que não há contaminação. “Todas as autoridades foram acionadas de acordo com os procedimentos padrão”​, salienta a empresa em nota.

Plano de Salvatagem

A empresa Ardent Global foi contratada para apresentar um plano de salvatagem da embarcação. Também foi enviado um rebocador com material para conter possíveis danos ambientais para prevenir possibilidades de vazamento.

Na manhã da última terça-feira (25), a Capitania dos Portos do Maranhão (CPMA) tomou conhecimento, por meio de uma agência marítima, de que o MV Stellar Banner apresentou um problema, nas proximidades da boia número 1 no canal da Baía de São Marcos, cerca de 30 milhas do Farol de Santana – Humberto de Campos.

Segundo a capitania, o incidente ocorreu no dia 24, por volta das 21h30. Foram identificados dois vazamentos avante da embarcação. De acordo com a CPMA, o navio encontra-se encalhado desde a tarde da última quarta-feira (26).

O navio está parcialmente submerso em região próxima ao litoral do Maranhão. Os tripulantes, 20 pessoas, foram resgatados com segurança, e levados para a capital maranhense.

Um inquérito administrativo para apurar causas, circunstâncias e responsabilidades do incidente foi instaurado pela Marinha. Quatro rebocadores foram enviados ao local para coletarem informações para equipes técnicas.

A Vale se pronunciou através de nota:

A Vale informa que foi comunicada pelo operador do navio MV Stellar Banner que a embarcação sofreu avaria na proa após deixar o Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, em São Luís (MA), na noite de segunda-feira (24), já fora do canal de acesso ao porto. Foi reportado ainda à Vale que, por medida de precaução, os 20 tripulantes foram evacuados com segurança e que o comandante do navio adotou manobra de encalhe a cerca de 100 quilômetros da costa de São Luís. A embarcação, construída em 2016, é de propriedade e operada pela empresa sul-coreana Polaris. Como operadora portuária, a Vale está atuando com suporte técnico-operacional, com o envio de rebocadores, e colaborando com as autoridades marítimas

Governo acompanha o caso

O Governo do Maranhão, através da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), também acompanha o caso. A Sema revelou que faz monitoramento de vigilância por conta da possibilidade de vazamentos, tanto de minério, quando de combustível. A secretaria divulgou nota à imprensa. Confira:

Sobre a situação de navio com problemas próximo à costa maranhense, carregando minério de ferro, o Governo do Maranhão informa que está acompanhando o caso desde a manhã de quarta-feira (26). Em se tratando de evento no mar, a competência de coordenação administrativa compete à Marinha, assim como investigações. Quanto a possíveis vazamentos, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) manterá monitoramento e vigilância. O Governo do Estado está em permanente contato com a Marinha e com as empresas privadas responsáveis pelo navio

Sobre os navios da classe Valemax
O navio MV Stellar Banner, fabricado em 2016, é uma embarcação de grande porte da classe Valemax. Os navios valemaxes são considerados os mais eficientes do mundo em sua categoria.

De 2011 até 2017, os Valemax de primeira geração tiveram passagem pelo porto da Ponta da Madeira em São Luís, onde a Vale operou uma frota de 35 desses navios. Eles emitem 35% a menos de gases de efeito estufa do que os navios Capesize, que são os cargueiros padrão para transporte de minério.

Em 2018 começaram a operar com a segunda geração de Valemaxes, ainda menos poluentes do que todos os demais navios. Também conhecidos como navios verdes, os Valemaxes de segunda geração emitem 41% menos gases de efeito estufa.

Até o fim de 2019 foram 32 navios Valemaxes de segunda geração em operação, completando uma frota de 67 Valemaxes operando no mundo.

Ficha técnica

  • Comprimento: 362 metros
  • Altura: 30,4 metros
  • Largura: 65 metros
  • Peso vazio: 46 mil toneladas
  • Carregamento: 16 mil toneladas/hora
  • Capacidade: 300 mil toneladas

O que é um armador de navio? Armador é o transportador marítimo, proprietário dos Navios e dos contêineres utilizados no transporte de mercadorias em águas nacionais ou internacionais, também são aquelas empresas que possuem concessões de utilização de navios e contêineres de terceiros com a finalidade do transporte e do comércio das mercadorias.

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