Você Gastrô

Chef Raquel Amaral ensina receitas de carne moída

Confira receitas deliciosas para aproveitar a versatilidade da carne moída

04/11/2016 Crédito: Luis Nova/Esp. CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Gastronomia. Simples Assim. Penne a bolonhesa.

A carne moída ocupa um lugar especial no coração, no bolso e na culinária dos comensais. A iguaria serve para uma infinidade de receitas, que vão desde um clássico francês, como o steak tartare, passando pelas receitas árabes de quibe e esfirra e pelo italiano molho à bolonhesa.
Para auxiliar quem deseja se aventurar pelo mundo das caçarolas e fazer a própria refeição usando o ingrediente, a personal chef Raquel Amaral ensina três receitas deliciosas: hambúrguer com chantilly de manjericão, molho à bolonhesa e a tradicional carne moída carioca. Ela ainda dá algumas dicas para quem não sabe qual carne escolher na hora de moer: “ideal é que seja uma carne mais magra, como acém e patinho. Músculo também é bom, em especial para as crianças.”
Receitas
Carne moída carioca
Ingredientes
 500g carne moída (acem)
1/2 cebola picadinha
 2 dentes de alho
¼ de pimentão picadinho
1 ovo cozido
2 colheres (sopa) de azeitona picada
Sal a gosto
 Azeite
Preparo
Em uma panela coloque um fio de azeite e refogue a carne em fogo alto. Mexa de vez em quando para soltar do fundo. Quando a carne estiver dourada, coloque cebola, alho e pimentão e baixe o fogo. Vá refogando e pingando água para ir soltando o que grudar no fundo. Quando a carne estiver dourada, desligue o fogo. A carne base está pronta, se desejar, acrescente ovo cozido picado e azeitonas.
Molho bolonhesa
Ingredientes
l 1 dente de alho
l 2 latas de tomate pelado
l Azeite
l Manjericão
Preparo
Refogue o alho e adicione o tomate. Deixe cozinhar em fogo baixo por 20 minutos, colocando um pouco de água se secar muito. Amasse os tomates e acrescente a carne moída base ensinada acima. Deixe cozinhar por mais 5 minutos. Desligue o fogo e coloque folhas de manjericão fresco.
Para o chantilly
Ingredientes
300ml de creme de leite fresco
Azeite a gosto
 1 xícara de manjericão
 Sal a gosto
Preparo
Bata com a ajuda de um mixer ou no liquidificador o manjericão com azeite suficiente para bater, use o mínimo possível. Em uma batedeira, bata o creme de leite bem gelado até ponto de chantilly. Adicione duas colheres de sopa do azeite de manjericão e uma pitada de sal.
Como montar
Em uma frigideira bem quente, coloque um fio de azeite e grelhe os hambúrgueres de um dos lados. Vire e, quando estiver quase dourado, coloque uma fatia de queijo em cima de cada hambúrguer, pingue água na frigideira e tampe. Coloque o hambúrguer no pão e uma colherada do chantilly e está pronto.
Hambúrguer com chantilly de manjericão
Para o hambúrguer
 500g de acém moído
100g de bacon moído
1 colher (café) de Molho inglês
 Sal a gosto
 Páprica defumada a gosto
Queijo muçarela
(na hora de grelhar)
Preparo
Misture a carne e o bacon. Acrescente uma pitada de páprica, sal e o molho inglês. Incorpore bem e molde em formato de hambúrguer.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias