evento

“Cidade Operária: território criativo e antirracista” acontece de 4 a 9 de setembro

A Macrorregião da Cidade Operária receberá programação gratuita e Rota Antirracista, demarcando toda a região como um Território Antirracista.

O evento acontece entre 4 e 9 de setembro. (Foto: Divulgação)

Nos dias 04, 05, 06, 08 e 09 de setembro, a Macrorregião da Cidade Operária será o cenário de atividades voltadas para a celebração e a demarcação de um território criativo e antirracista ao receber o evento de alta visibilidade “Cidade Operária: território criativo e antirracista”.

A programação tem como propósito debater e fortalecer o empreendedorismo criativo da região, promover diálogos entre empresários locais, capacitar adolescentes e jovens em relação à gamificação e aprendizagem digital, além de abordar com destaque a luta antirracista.

A iniciativa pretende reunir artistas, acadêmicos, ativistas e toda a comunidade para criar um território único de diálogo, enfrentamento e inspiração. Ao longo dos cinco dias do evento, a “Cidade Operária: Território Criativo e Antirracista” vai explorar diversas formas de expressão criativa, contemplar as questões raciais persistentes no território e comprometer-se com a luta contínua contra o racismo em todas as suas manifestações.

A superintendente da Fundação Justiça e Paz se Abraçarão, Elivânia Estrela, enxerga nas atividades uma oportunidade para os moradores apresentarem suas habilidades e construírem vínculos sociais que possam fortalecer o sentimento de identidade enquanto pertencentes àquela região.

Eu compreendo a importância deste evento de alta visibilidade na Macrorregião da Cidade Operária como uma janela para mostrar o território criativo, de potência, de empreendedoras, especialmente mulheres pretas, das juventudes, desses públicos, demonstrarem suas competências, da possibilidade do autoconhecimento, tanto físico como emocional, de desenvolverem relações sociais. Além de contribuir com a independência das pessoas do território, de viver de forma coletiva, compartilhando saberes, construindo formas de enfrentar as violências, tanto a violência racial quanto de gênero’’, ressalta Elivânia.

As atividades iniciam no dia 04 de setembro, com um conjunto de oficinas com foco no empreendedorismo, serão ministradas práticas de turbante, tranças, macramê e um tutorial de como fazer lanches rápidos. No dia 05, as ações são voltadas para jovens e adolescentes, pensando na realização de um piloto do Game Chargers com apoio do Gamezonia.

No dia 06, terá a tardezinha empresarial, um momento de bate papo de aproximação com os empresários locais, para tratar sobre a economia criativa no território da Cidade Operária, com roda de conversa e trocas de experiências.

Já no dia 08, haverá a rota antiracista, uma caminhada pela rota de empreendimentos antirracistas, mapeados no território da Cidade Operária, marcando os pontos turísticos, culturais e criativos. Para finalizar, no dia 09, será realizada a Feira Criativa, com objetivo de valorizar as empreendedoras locais com atrações culturais e atividades que objetivam a proteção e defesa de crianças e adolescentes, e também apresentações como o Baião de Seis, Boi de Santa Fé e muito mais.

O evento também se insere na agenda do Mobiliza SLZ, uma iniciativa proposta pelo SEBRAE/MA. Em 2022, mais de 16 mil pessoas puderam prestigiar as ações oficiais do evento que contou com a presença de 400 empreendedores, de forma direta e indireta, e juntos proporcionaram mais de 600 horas de programação em 18 bairros da capital.

A programação completa está disponível no instagram da Fundação Justiça e Paz se Abraçarão (@fundacaojpa) e também no aplicativo Mobiliza 2023 (Android e IOS).

* Com informações da Assessoria

Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias