TAMBOR DE CRIOULA

“Crioula Festival” inicia apresentações nesta quinta-feira (9) em São Luís

Serão três dias de programação com diversas apresentações especiais na Casa Barrica, localizada na Madre Deus.

Estudantes da Escolinha Menino Jesus, anexo da U. E. Henrique de La Roque, no bairro da Vila Embratel participaram da oficina. (Foto: Divulgação)

O Crioula Festival é o primeiro festival folclórico musical que vai reunir Mestres, Mestras e brincantes do Tambor de Crioula, essa genuína expressão cultural, patrimônio imaterial brasileiro, junto a grandes nomes da Música Popular do Maranhão, em uma programação totalmente gratuita.

As atividades da programação do Crioula Festival foram iniciadas na última terça-feira (7), com a realização de oficinas de percussão, canto e dança, pela manhã e tarde, ofertadas para mais de duzentas crianças na Escolinha Menino Jesus, anexo da U. E. Henrique de La Roque, no bairro da Vila Embratel.

“Os alunos estavam muito curiosos, atentos e participativos. Isso me causou muita satisfação em estar ali vivendo aquele momento. O Crioula Festival está me oportunizando muitas emoções, a maior delas, é poder me reconectar com minhas raízes”, disse o percussionista Carlos Pial, radicado em Brasília – DF.

Oficina de Tambor de Crioula. (Foto: Divulgação)

Nesta quinta-feira (9), logo após o cortejo, com saída da Casa das Minas, às 18h, haverá uma grande roda de tambor de crioula na Casa Barrica – Madre Deus, às 19h30, com a participação de vários grupos, seguida da apresentação da Banda Crioula Festival, com direção e arranjos do Maestro Zé Américo Bastos. Haverá participação especial de Anastácia Lia e Carlos Pial. E shows com Betto Pereira e Bicho Terra.

Na sexta-feira (10), a programação começa às 19h30, na Casa Barrica – Madre Deus, com roda de tambor de crioula, show Rufar dos Tambores de Luiz Cláudio Farias e banda Parôpraquentá, Banda Crioula Festival e César Nascimento.

No sábado (11), às 19h30, a roda de grupos de Tambor de Crioula dará prosseguimento a programação na Casa Barrica. No palco, show com Quarteto Crivador, Banda Crioula Festival e Rita Benneditto fazendo um grande encerramento para o Crioula Festival.

Os organizadores da iniciativa são o maestro Zé Américo Bastos, idealizador do projeto, que faz a direção musical da banda, e o cantor e produtor cultural Emanuel Jesus, que assina a direção artística. A direção folclórica é de Paulinho Dimaré.

É uma realização da Interart Produção Criativa, Ministério da Cultura/Governo Federal, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. E apoio da TV Mirante, Ibis Hotel São Luís e Espaço Viva (Nan Sousa).

Tambor de Crioula – É uma forma de expressão de matriz afro-brasileira que envolve dança circular, canto e percussão de tambores. Seja ao ar livre, nas praças, no interior de terreiros, ou associado a outros eventos e manifestações, é realizado sem local específico ou calendário pré-fixado.

Reconhecido em 2007 como Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Trazida para o estado por escravizados de diversas regiões africanas nos séculos XVIII e XIX, como divertimento ou uma forma de louvor e pagar promessa a São Benedito.

Essa manifestação afro-brasileira ocorre na maioria dos municípios do Maranhão, envolvendo uma dança circular feminina, canto e percussão de tambores. Dela participam as coreiras ou dançadeiras, conduzidas pelo ritmo intenso dos tambores e pelo influxo das toadas evocadas por tocadores e cantadores, culminando na punga ou umbigada – gesto característico, entendido como saudação e convite. (FONTE: Fundação Palmares)

Programação Crioula Festival

Dia 9 fevereiro (Quinta-feira)

18h – Concentração Cortejo de Abertura em frente a Casa das Minas (Madre Deus) – Mais de 30 grupos na programação
18h30 – Saída do Cortejo Grupos de Tambor de Crioula

CASA BARRICA – Madre Deus
19h30 – Encerramento do Cortejo na Casa Barrica
19h45 – Abertura com grande Roda de Tambor de Crioula
21h – Banda Crioula Festival
Show Betto Pereira
22h30 –  Roda grupos de Tambor de Crioula
23h – Show Bicho Terra

Dia 10 fevereiro (Sexta-feira)

19h30 – Roda grupos de Tambor de Crioula
20h30 – Show Rufar dos Tambores – Luiz Cláudio e banda Parôpraquentá
21h – Banda Crioula Festival
Show César Nascimento
23h00 – Roda Grupos de Tambor de Crioula

Dia 11 fevereiro (Sábado)

19h30 – Roda grupos de Tambor de Crioula
20h30 – Quarteto Crivador
21h – Banda Crioula Festival
Show Rita Benneditto
23h00 – Roda Grupos de Tambor de Crioula

Acompanhe e siga nossas redes sociais:
InstagramTwitter Facebook, além de compartilhar e comentar. Denúnciavídeosfotos sugestões: Mande no Whatsapp – (98) 99144-5641

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias