lavagem a seco

Gatos versus banho: o terror dos felinos

O que fazer e não fazer no banho dos felinos.

Banho é uma situação estressante para o gato, é normal ele se debater próximo da água na tentativa de fugir. (Foto: Reprodução/Internet)

Há muitas dúvidas quando diz respeito a banhar gatos e o por que deles não gostarem do banho com água. Sabia que isso tem grande ligação com questões territoriais e inseguranças com seu odor?

Os felinos são animais territoriais, e os odores conhecidos que existem no ambiente reforçam sua segurança e o comando do seu habitat.

Um exemplo disso é quando mudamos de casa e levamos o gato, ele não se acostuma facilmente, necessita de “conhecer” todo o ambiente para após, se adaptar.

Assim funciona com seu odor, banhos com água e sabão desestabilizam o gato com a mudança do seu próprio cheio, claro que é uma mudança momentânea, pois eles voltam ao cheiro natural após horas.

Há algumas situações e condições que os donos não precisam ter o cuidado de banhar o gato frequentemente com água e sabão, essa condição de enquadra em gatos saudáveis e 100% independentes.

Apesar de não gostarem de banhos os gatos são os animais domésticos mais limpos, e isso graças aos seus banhos naturais de lambidas, que servem não somente para a limpeza do pelo como também para manter a temperatura do corpo e eliminação de odores.

O dono pode auxiliar na limpeza dos gatos sem a condição da água, com a escovação, pois retira os pelos que estão soltando e evita que o gato engula os pelos e posteriormente sofra com vômitos de bolas de pelo.

Banhos: água e sabão

Gatos não são acostumados com banhos, quando levados a esses momentos, tanto em casa como em pet shops dão certo trabalho a quem só quer ajudar, por consequências de despreparo, pressa em finalizar o banho ou teimosia do gato em tentar fugir.

Mas lembre-se que gatos naturalmente não tem afinidade com água, e esse é um momento estressante, por isso, trate o gato com carinho caso ele tente fugir. Quem está manuseando o tratamento deve tentar “convence-lo” a ficar.

Quando dar banho nos gatos? 

Quando o gato tem problema de pele, quando o dono tem problema de alergia, quando os gatos tem problema de se limparem, a exemplo dos persas que tem focinho achatado e pelagem longa.

O banho permite que eles não engulam pelos e posteriormente sofra com vômitos de bolas de pelo, o que não é saudável. 

O que não fazer no banho de gato?

Não prenda o gato com coleiras, cordas ou guia de contenção 

O felino tentará forçar a soltura quando estiver próximo da água e em um momento de descuido pode causar enforcamento, ou machucá-lo de alguma forma.

O correto é segurá-lo nas patas ou barriga, mas nunca o prender com equipamentos. 

Segurar o gato pelo cangote/dorso 

Ainda no seguimento de conter o bichano na hora do banho, tenha cuidado com o bem estar do felino, é normal ele se debater próximo da água na tentativa de fugir, e nesse momento de tentar conter o gato muitas pessoas tentam a técnico de segurar o cangote ou o dorso do gato para o imobilizar. 

E isso é errado, o gato vai ser imobilizado? sim, mas não é indicado. Apenas gatos filhotes tem a sensibilidade necessária para serem carregados pelo dorso, por suas mamães gatas.

O gato adulto não deve ser manuseado pelo dorso.

O que fazer no banho do gato?

Produtos

Partindo do princípio que gatos e cachorros são animais que tem cuidados diferentes, peles, pelos, necessidades, a primeira contra indicação quando o assunto é a produtos, não utilizem produtos de cachorro para gato. 

Utilize shampoo específico de acordo com a pelagem do seu gato ou em último caso, sabão neutro.

Limpeza dos ouvidos: não utilize Algodão com água

Para limpar os ouvidos dos gatos deve ser apenas com algodão, passando delicadamente na parte interna da orelha do gato, com o algodão na ponta do dedo, não utilize palitos ou objetos semelhantes, pois o felino pode se mexer bruscamente e o objeto perfurar a pele.

Após a limpeza, ainda o perceba “sujeira” que não sai, considere uma visita ao veterinário, pode ser sarna.

Escovação

A escovação em gatos deve ser sempre no sentido do pelo, nunca no sentido contrário. Apesar de ter a sensação que os pelos soltos saem com maior facilidade quando escova no sentido contrário, é um mito que isso ajuda o gato,

Ele irá lamber o pelo todo para voltar ao sentido natural, irá ingerir uma quantidade maior e esse acumulo de pelo em seu corpo causa malo estar e vômito.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias