ARTE

Empreendedores criativos lançam linhas de produtos inspirados no movimento Mobiliza São Luís

Movimento de iniciativa do Sebrae-MA vai impulsionar o turismo, a cultura e a economia criativa em setembro, na capital maranhense

Reprodução

Ampliar redes criativas por meio de ideias, ações ou projetos independentes nos mais diversos formatos e que possam gerar uma verdadeira plataforma de conexões simultâneas. Este é o Mobiliza São Luís, iniciativa do Sebrae Maranhão e parceiros que já começa a fomentar o desejo de transformar a capital maranhense na Ilha da Criatividade. Sentimento que, a propósito, une artistas, empresas, entidades, produtores, grupos e movimentos culturais da capital maranhense.

O movimento inédito acontece de 04 a 12 de setembro, mas o processo criativo de muitos parceiros e apoiadores se inicia com meses de antecedência. Exemplo disso é o que faz a Casa Vanguarda, estúdio de tatuagem repleto de arte, inovação e regionalidade, criado há dois anos por duas amigas que precisaram se reinventar durante a pandemia.

Tatuagens exclusivas

Brena Souza, 27 anos, é tatuadora e artista visual. Para o Mobiliza SLZ, entre outras ideias que estão em desenvolvimento, ela já começou a preparar uma linha autoral com desenhos exclusivos. Feitas para serem concluídas em sessões únicas, com média de até 40 minutos cada, as chamadas “flash tattoos” (tatuagens rápidas) ressaltam a cultura maranhense, as manifestações artísticas e os pontos turísticos da Ilha do Amor. A intenção da jovem empresária é aliar o apelo emocional que a arte traz para a cidade à identidade visual criada especialmente para cada pintura.

“A tatuagem se apresentou pra mim de uma forma muito natural, ela me escolheu. A gente encontrou na criatividade um motivo a mais para conseguir ressignificar esse momento [pandemia]. Você precisa construir confiança, autoridade e conseguir que pessoas te reconheçam com um trabalho que é feito com muita responsabilidade”, destaca a artista, que também se revelou uma grande empreendedora criativa.

Aos poucos, a tatuadora conta ter compreendido melhor não só os aspectos que dizem respeito à arte visual e à tatuagem, como também “o real valor e a importância disso em sociedade, tanto em resquícios históricos como na forma de expressão e identidade”. Ela recorda que o nome Casa Vanguarda, escolhido com a sócia, a administradora Lycia Martins, 27 anos, tinha o objetivo de remeter à arte e à criação. “Queríamos algo que tivesse a ver não só com os artistas vanguardistas de antigamente, como ressaltar a vanguarda atual da nossa cidade”, explica a tatuadora.

Empreendedorismo

No estúdio, além de administrar o empreendimento, Lycia atua como body piercer. Ela explica que, com o impacto causado pela COVID-19, os cuidados foram redobrados e foi preciso reduzir os atendimentos pela metade.

“Os setores que envolvem a criatividade foram muito impactados pela pandemia, mas se reinventar fez a gente ver que a nossa criatividade influencia muito na economia da cidade”, revela a administradora Lycia Martins.

Seja com um desenho exclusivo que remeta à lenda da serpente encantada, à Fonte do Ribeirão, ao Beco Catarina Mina ou uma Maria Bonita estilizada aos moldes maranhenses, a artista visual Brena Souza tem convicção do que a levou a ter o selo do Mobiliza São Luís em seu projeto, sob a atenta curadoria do Sebrae Maranhão. “Em tudo, tem a ver com a Casa Vanguarda Tattoo. Além de trazer bastante inovação para a nossa Ilha, é um movimento que carrega muito essa força da nossa região e vai trazer visibilidade para o empreendedor ou artista”, finaliza.

Outra empresa local que está se unindo ao movimento Mobiliza SLZ é a marca de vestuário Santê, que tem conquistado projeção cada vez maior com produtos que exaltam o orgulho de ser ludovicense. “Ainda estamos definindo as ações que faremos para marcar a nossa parceria com o Mobiliza, mas certamente os nossos propósitos (marca e movimento) têm uma forte ligação”, adianta o empresário Pedro Henrique Freire.

Economia criativa

Força poderosa e transformadora, a economia criativa é uma das áreas mais rentáveis atualmente, quando se pensa em geração de renda e empregos. O termo, criado na Austrália, nomeia uma série de atividades que têm como base o conhecimento ou o capital intelectual, para gerar trabalho e impulsionar o desenvolvimento local, regional e até mesmo nacional.

No Maranhão, a arte e a cultura são alguns dos exemplos de atividades criativas que mais atraem investimentos, mas as áreas de tecnologia, inovação, desenvolvimento de softwares, jogos eletrônicos, entre outros, também começam a despontar no estado.

Sobre o Mobiliza SLZ

Idealizado pelo Sebrae-MA, o Mobiliza SLZ é um movimento que tem como eixos principais a cultura, o turismo e a economia criativa, e é uma ação conjunta de empreendedores criativos e de turismo, entidades empresariais, artistas, grupos e produtores de eventos. É a mistura, a conexão de todos os potenciais econômicos e criativos de São Luís, que pretende gerar desenvolvimento social e econômico, oportunidades justas para pequenos negócios criativos, além do resgate e da potencialização do orgulho de ser e pertencer a São Luís do Maranhão.

Participar do Mobiliza SLZ como parceiro ou agente criativo é declarar amor, orgulho e respeito pela cidade, é agregar a sua marca a um movimento que desperta o valor da cultura, da memória histórica, da criatividade, do empreendedorismo, da consciência de que as ações coletivas mobilizam desenvolvimento e reinventam a história de um lugar e de um povo.

Para saber mais sobre o movimento, basta acessar o site https://www.mobilizaslz.com.br/. No menu, é só clicar na opção “Faça parte”. Para inscrever a ideia, a opção é clicar no “Formulário de cadastro”.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias