CURIOSIDADES SOBRE SÃO LUÍS

Lenda dos lençóis: Mistérios que você precisa descobrir

A lenda do Touro Encantado é bem conhecida entre os Maranhenses, o que pouco se conhece são os detalhes que vamos descobrir

Reprodução

A figura de um Rei português, que de acordo com a lenda está na Ilha dos Lençóis, embaixo das dunas, é um mistério que muitos tentam desvendar. A lenda do Touro Encantado é bem conhecida entre os Maranhenses, o que pouco se conhece são os detalhes que vamos descobrir agora.

Dom Sebastião era um Rei de Portugal, era um Rei celibatário e católico fervoroso e não tinha filhos. O rei resolveu travar uma guerra contra os muçulmanos e morreu na Batalha de Alcácer Quibir no Marrocos.

Leia também:

De acordo com historiador Euges Lima, o corpo do Rei Dom Sebastião nunca foi encontrado e isso reforçou ainda mais sua figura mística, gerando o “Sebastianismo”, movimento messiânico. 

Esse movimento messiânico é de cunho religioso, para eles existe a esperança de ver reproduzido na Terra um reino divino, marcado pela bonança e a felicidade. Por isso o nome remete à ideia do Messias, esperando pelos judeus para redimir a humanidade.

De acordo com o historiador, no Maranhão, o Sebastianismo, provavelmente chegou com os colonizadores portugueses ainda no século XVII e resultou na famosa lenda do “Rei Touro”.

Segunda essa lenda, D. Sebastião após a Batalha de Alcácer Quibir, veio de barco com sua corte para o Maranhão. A lenda reza que todo mês de agosto D. Sebastião reaparece montado em seu cavalo na Praia dos Lençóis e que também no dia de São João, D. Sebastião, transformado em touro com uma pentagrama na testa, reaparece mais uma vez nessa Praia.

É que os montes de areia da ilha se assemelham às dunas do campo de Alcácer Quibir, onde o personagem da história morreu em combate. Desde sua derrota, ele vaga por terras maranhenses, esperando que algum corajoso o liberte, ocasionando a submersão da ilha de São Luís.

Lendas são lendas, entre o que é lendário e real, podemos dizer que hoje Praia dos Lençóis, que fica em Cururupu, é ocupada por várias famílias de Albinos, mas ao que se diz a lenda, para a crença dos moradores, o rei vive nas profundezas da areia na duna mais alta da ilha.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias